Eu e o arroz...
Eu saí de casa com 16 anos pra morar sozinha em cidade diferente da dos meus pais. Com isso tive que passar a encarar o fogão. Porém, antes disso apenas 'brincava' na cozinha, fazendo docinhos, biscoitos e macarrões, nada mais. Mas eu precisava almoçar e jantar e não tinha minha mãe alí pra preparar pra mim. Aprendi muita coisa sozinha, ligando e pedindo dicas. Eu evitava feijão, mas não porque não gostasse, mas porque tinha muito medo de panela de pressão.
Enfim, passei a cozinhar tudo que precisava. Apenas o arroz... tadinho! Nunca dava certo com ele. Nunca sabia a quantidade, nunca soube que era melhor lavar (pois vinha no saquinho que não precisava), nunca acertei na quantidade de água. E o que fazer? Fritar antes? Colocar qual quantidade de tempero? Quais temperos? Céus! Só fui aprender a fazer arroz - de verdade! - depois que me casei. E nessa de fazer todos os dias, sou capaz hoje de fazê-lo bem feito e muito gostoso em qualquer panela, em qualquer lugar. Mas o segredo do meu arroz aprendi com a funcionária (ex-funcionária, já que pediu demissão) daqui de casa. Eu colocava alho com sal feito em casa - que é uma delícia. Mas ela fazia só com sal e a gente percebeu como era melhor! Acho que todas vocês vão ficar horrorizadas com isso, mas preferimos o arroz só com sal (e bem pouco!), um filetinho de óleo e água. O sabor do arroz assim, purinho, é espetacular. Atrevam-se a experimentar e verão só! Não que aquele arrozinho da mamãe e da sogrinha com alho e sal e pré-frito também não seja uma delícia (o arroz delas é bom demais também), mas gostamos de seu sabor único.
Como eu faço o arroz aqui em casa:
1 - Lavo muito bem o arroz numa peneira - é bem prático.
2 - Depois coloco-o na panela - de alumínio batido - porque é a panela que melhor 'se dá' com arroz.
3 - Coloco água até que cubra com cerca de 'dois dedos' acima do nível do arroz.
4 - Coloco uma pequena quantidade de sal puro.
5 - Dou duas voltas da panela de um fio bem fino de óleo.
6 - Ligo o fogo alto.
7 - Abaixo o fogo assim que começa a ferver e deixo a panela semi-tampada - pra não fazer bagunça.
8 - Tampo completamente a panela quando a quantidade de água já for abaixo do nível do arroz.
9 - Deixo secar e está pronto.
E você? Como você faz o seu arroz? Adoraria saber...
15 comments
Voce vai rir. Eu como já disse não sei cozinhar nada. Nossa mãe Tonha não quiz me ensinar e eu não quiz aprender sozinha.
ResponderExcluirTodas as minhas irmãs aprenderam., menos eu.
Eu fazia terapia. Depois ele ficou meu amigo e eu ia visita-lo todo mês em Itaguara. E ficava para almoçar. Era ele que fazia a comida. Depois eu resolvi comprar tortas de toda qualidade que Yara fazia em SA.Mas e o arroz? Ele fazia. E me ensinou. E me deu a receita.
Mas ficou um tempão guardada na minha carteira. Nunca fiz.
Quando eu ficar sozinha, eu faço. Mas minhas comadres me disseram que vão me dar marmita. Então tenho a solução.
Com carinho Monica
Bom, felizmente, em casa, minha mãe ensinou a gente a cozinhar cedo. Mas arroz nunca foi o meu forte. Quando casada era meu marido quem cozinhava - e muito bem! Depois de separada, arrisco o arroz mas não é, definitivamente, o meu prato mais gostoso. Eu o faço do modo "básico": lavo o arroz em uma peneira também; coloco um tiquinho de nada de óleo pra esquentar, coloco o arroz, tempero pronto e deixo fritar um pouco; aí coloco água em quantidade dobrada da de arroz - por exemplo, pra um copo de arroz, doisa de água - e aí cuido da panela e rezo pra ele não ficar muito papa - raramente NÃO fica! rsrs
ResponderExcluirkkkkk
ResponderExcluirApesar de ter aprendido em um curso intensivo antes de casar ( sim , eu nao sabia NADA, ai cerca de uns tres meses antes de eu me casar um belo Domingo, minha mãe me convocou para ajudar a fazer o almoço e por ai foi) meu 1° arroz depois de casada tinha tres sabores queimado, papa e duro. depois fui pegando o jeito, se hoje sou melhor na cozinha agradeço a Ana maria Braga e o time de culinaristas da tv. hoje faço arroz com o pé nas costas, prefiro o branco ou agulhinha, penso que o arroz parboilizado é de difícil digestão.
prefiro com alhinho, mas agua e sl também e muito bom.
bjs
Arroz não tem receita única mesmo, e eu também evito feijão porque já causei acidente com a panela de pressão.
ResponderExcluirMeu arroz também é como o seu sem alho ,só com sal ,,,Mas não é o meu prato preferido de fazer ,nao tenho receita ,mas as vezes ele fica "unidos venceremos " .Mas fica bom ..rs
ResponderExcluiròtimo fim de semana pra vc ;
Eu tenho um problema com o arroz e para faze-lo sigo uma receita: 1copo de arroz, 2 de água, 1 colher de café de sal, 1 colher de óleo e alho frito.
ResponderExcluirSó que nem sempre fica bom!
Vou tentar do seu jeito, depois como foi.
Ixi Tatá... amo cozinhar, levo o maior jeito, mas meu arroz, qdo faço, cada dia esta de um jeito diferente, parece q tem personalidade própria... rsrs... Espero que, após me casar, tenha tempo para exercer meus dotes culinários, e tentar acertar esse danado arroz. Bjão, saudades, teu blog é lindo demais, e interessantíssimo. Parabéns...
ResponderExcluirMeu arroz é muito parecido com o seu. Não colocamos alho lá em casa(acho que a Tonha não colocava ela nos ensinou assim). A única diferença entre o meu e o seu é que eu tampo logo a panela e coloco cozinhando em fogo brando, sempre. Mas confesso que as vezes erro na mão e ela fica meio empapado. E a media para nunca errar a quantidade é uma xícara de café para cada pessoa. É perfeito, a quantidade é exata.
ResponderExcluirTem um selinho pra vc lá no blog.
ResponderExcluirBeijocas
Hoje vou almoçar com meu irmão Homero.
ResponderExcluirTenha um bom domingo
Com carinho Monica
Você já reparou como arroz é um alimento versátil? Meu arroz é igual ao das mamães (refogadinho com alho e cebola miudinhos e no ponto certo), pouco óleo, gosto de fazê-lo com o óleo Maria. E também atualmente só uso a marca Prato Fino que é imbatível não empapa de jeito nenhum.
ResponderExcluirTruques que aprendi com a mulherada da família:
- Quando já não houve mais água na superfície, apague o fogo e abafe a panela, enrolando-a em folhas de jornal;
- Deixe descansar no mínimo 10 minutos, afofe com o garfo e sirva.
Agora vamos combinar né? Arroz fresquinho purinho é uma dilicia heim!!!
Olá, sou a Ana moro em Portugal e acompanho seu blog já alguns meses!
ResponderExcluirTodos os dias eu lei-o!
Vou dizer como faço meu arroz que toda a gente come e adora...
Eu coloco oleo (não muito) numa panela deixo aquecer e meto lá o arroz (depois de lavado) a fritar durante um bocadinho mexendo. Depois coloco àgua quente apenas com dois dedos acima do arroz. Meto sal e corto bocadinhos de alho e deixo cozer sem mexer no arroz.Quando não tiver àgua desligo o lume e tapo com a tampa e aguardo 15 minutos antes de servir. O arroz fica soltinho, soltinho! Por vezes também faço com cenoura. Quando meto o arroz a fritar também meto cenoura raladinha e fica muito bom.
Beijos e um bom dia
Ana
Este post me fez lembrar o arroz que minha mãe faz... sempre unidos venceremos, rsrsrs.
ResponderExcluirA única forma dela fazer arroz soltinho é como se estivesse fazendo macarrão, quase 1 litro de água para cada xícara de arroz, e depois de cozido é só escorrer em uma peneira ( e não é que sempre dá certo).
O meu arroz de todo dia, tem alho, azeite, e refogo até ficar soltinho e sem grumos, após isso coloco a água fria, até o nível de dois dedos acima do arroz, desta forma tem dado muito certo.
Quando estou com pressa, ou preguiça de ficar refogando, faço do jeito da minha mãe e escorro o macar,ops, o arroz...
Abraços
Olha...primeira pessoa que ouço dizer (e concordo), que arroz não pede alho, é sutil sentir o gosto purinho do arroz.
ResponderExcluirMinha diferença é que dou uma fritadinha em pequenos quadradinhos de cebola, pouca, apenas deixo murchar. Na sequência coloco o arroz previamente escorrido, e também cubro com os mesmos dois dedos de água, previamente fervida. Abaixo o fogo.
ana valeu a receita de sua bacalhoada vou fazela no natal
ResponderExcluirjunto com sua dica de arroz
feliz natal!!!
Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante