Carnes: não podemos lavá-las
Eu tenho nojo de carne crua... não que eu não coma, porque gosto de bons carpaccios e amo quibe crú, mas como sou eu quem congela as carnes que compramos aqui em casa, tenho que me controlar porque me dá uma vontade danada de lavar as carnes.
E lavar carnes não pode (tanto de frango, boi e porco - já que peixe que tem escamas e víceras pra tirar tem que lavar obrigatoriamente!). Quem sempre defende isso é o Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria do Fantástico, lembram dele?
Ele diz que se lavamos a carne, erramos em dois pontos (eu recebi um e-mail há bastante tempo - de uma prima, Juliene, - com essa dica e por isso não sei dizer em qual veículo saiu):
1 - A carne fica esbranquiçada e perde nutrientes;
2 - Ao lavar a carne, essa absorve a água e assim as bactérias conseguem penetrar mais ainda. Ou seja, a contaminação aumenta!
Por isso me controlo apesar da vontade de lavar (não é horrível ver no açougue o pessoal usando a mesma faca em todas as carnes e jogando em tudo quanto é balcão que a gente não sabe se foi limpo?). O negócio é congelar a carne antes de preparar qualquer alimento crú ou cozinhar bem e em temperatura alta a carne que for feita fresca.
3 comments
Nossa, por essa eu não esperava...
ResponderExcluirNão sabia que acontecia isso!
Sempre passei uma aguinha na carne rsrsrs
Vou tentar me policiar agora...
Beijinhos e uma ótima semana!
Aparece no meu blog...
Oi Talita....
ResponderExcluirEu tmb sempre passava uma aguinha...rs
Mas agora vou me controlar tmb!! rs...
Obriada pela dica! Boa semana!! Beijokas -_-
Parabéns por divulgar uma informação corretíssima que poucas pessoas conhecem!
ResponderExcluirNão devemos lavar a carne primeiro porque ao lavarmos ela perderá boa parte de suas proteínas, segundo porque no frigorífico ela já recebe um banho de água limpa clorada.
Ao lavarmos a carne, aumentará a quantidade de água presente nela, e consequentemente, sua atividade de água, fazendo com que ela fique propícia ao desenvolvimento bacteriano; além disso, se a carne estiver contaminada, no ato da lavagem essa contaminação vai se espalhar para outra região.
É imprescindível é manter bons hábitos de higiene durante seu preparo, como lavar as mãos antes e depois de manusear a peça de carne, prender os cabelos, não usar anéis/relógios/alianças/pulseiras ao manipular o alimento, não tossir/falar/espirrar sobre o alimento.
Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante