O bolo do aniversário de Sofia: massa de chocolate com recheio de brigadeiro branco e morangos, cobertura de chocolate e chantilly cor de rosa
Eu ainda não tinha contado pra vocês sobre como foi fazer o bolo de aniversário pra minha filha. Ela queria um bolo rosinha e o recheio foi escolhido por meu marido: brigadeiro branco com morangos. Até aí tudo certo. Eu cobriria o bolo com chantilly cor de rosa e já sabia o recheio. Mas o que me preocupava era achar uma boa receita para a massa (porque até aquele dia só sabia fazer bolo de cenoura e petit gateâu), o que foi solucionado com a ajuda de uma blogueira super talentosa com bolos e afins - vale super a pena visitar e seguir as dicas do blog dela, o Saboreando a vida! A Marly viu minha preocupação e me deu a dica da massa do último bolo que ela tinha feito e publicado. Eu adorei e então precisava só pôr as mãos na massa, rs:
Olha só a receita da massa de bolo maravilhosa da Marly:
Para misturar numa vasilha e reservar:
2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal (coloquei cerca de 1/5 de uma colher de chá)
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicabornato de sódio
Para bater no liquidificador (ingredientes continuam na descrição da segunda imagem):
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
2 ovos
(continua...)
E ainda no liquidificador...
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 colher de chá de café instantâneo
10 gotas (equivalente: 1/3 de colher de chá) de essência de baunilha
E aí é só virar a parte do liquidificador na vasilha que ficou reservada com a farinha e os outros ingredientes e misturar até obter uma massa homogênea, untar e enfarinhar a fôrma e levar pra assar:
Depois do teste do palito aprovado, o bolo assado e apetitoso tinha que ser cortado ao meio! Primeiro eu tinha que desenformar...
E era hora de cortá-lo com uma dessas facas de pão enormes que são excelentes para fazer isso:
E o RECHEIO foi fácil de fazer:
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa rasa de margarina
Morangos muito bem lavados (vale deixá-los de molho com um pouco de vinagre - ou cloro - por meia hora). Escorridos. Secos. Fatiados.
E aí foi só rechear...
E aí que eu cismei que mesmo com cobertura de chantilly, tinha que cobrir o bolo antes com chocolate pra ficar mais gostoso e fiz a receita de ganache (também da Marly - aqui):
1 barra de chocolate ao leite (a Marly indica o meio amargo, mas como eu não tinha, usei o ao leite)
1/3 colher de chá de margarina
1/4 de xícara de creme de leite
A Marly fala para deixar a ganache na geladeira para endurecer e colocar sobre o bolo - fica mais bonito e dá pra trabalhar a cobertura - mas eu acabei não fazendo isso por falta de tempo e porque eu ia cobrir mesmo e ficou bom também.
A Marly fala para deixar a ganache na geladeira para endurecer e colocar sobre o bolo - fica mais bonito e dá pra trabalhar a cobertura - mas eu acabei não fazendo isso por falta de tempo e porque eu ia cobrir mesmo e ficou bom também.
E então ficou faltando só o chantilly... que comprei daqueles de caixinha que vende em supermercado. Deixei no freezer por uma hora e bati na batedeira e colori com esse corante de alimentos que também encontramos em supermercado:
E Sofia teve seu bolo rosinha que ficou saborosíssimo - apesar de não tão bonito assim (porque não tive mais tempo para ser criativa, rs):
Obrigada, Marly, pela receita da massa e também da ganache. Todos nós adoramos e meu marido já disse que vou ter que repetir a receita no aniversário dele porque virou seu bolo preferido - e meu e de Sofia também - posso falar por ela porque ela quer comer bolo rosinha todos os dias apesar de ter acabado em dois dias!
Obrigada, Marly, pela receita da massa e também da ganache. Todos nós adoramos e meu marido já disse que vou ter que repetir a receita no aniversário dele porque virou seu bolo preferido - e meu e de Sofia também - posso falar por ela porque ela quer comer bolo rosinha todos os dias apesar de ter acabado em dois dias!
E aí, gente? Receita ótima essa, né? Gostaram?
19 comments
Olá!
ResponderExcluirQ. maravilha de bolo parabéns!
Vou anotar a receita,obrigada por partilhá-la...
Um abençoado dia pra vc.
Ana.
Que Bom aspecto, acho que me vou servir, mas sem pedir ;D
ResponderExcluirJinhos fofos
Que bolo maravilhoso, Tatá... vou anotar a receita, parece realmente delicioso... eu quero!!! rs
ResponderExcluirBjokas
Nossa! Ficou lindo!
ResponderExcluirBjs!
Como você é prendada, guria! Fiquei com água na boca aqui!
ResponderExcluirFelicidades infinitas pra Sofia, sempre!!
Beijocas.
Parabéns pelo aniversário de sua filha. Quando é? O aniversário do meu filho é hoje. Sempre fiz bolo para ele, mas ele pediu que uma vez na vida queria um comprado. Que coisa. Hoje eu comprei.
ResponderExcluirO bolo que vc fez é lindo e prático, adorei.
Elisa
TEM
ResponderExcluirD I A s
D I a s
D i a s
d i a s
d i a S
d i A S
d I A S
D I A S
DIAS
D I A S
...
a graça de tudo está na #
tUdO é diferente
...
nada a ver ... tô ficando louco?
não!
...
passei por aqui apenas pra te deixar um beijo.
TE AMO, minha TATAI.
Samuel
A cara está ótima
ResponderExcluirEu amo bolo de chocolate c morangos!!
Parabéns para a filhota, bjs
Oi, Talita,
ResponderExcluirVeja só, como são as coisas: eu ando num corre-corre tão grande que nem tô podendo visitar os blogs amigos; hoje nem entraria na Internet, agora à tarde. Mas aproveitei a hora do almoço (com o pratinho aqui do lado, rsrs) para dar uma olhada nas novidades surgidas na relação dos blogs que sigo. E aí li sobre o bolo que você fez. Menina ficou ótimo! você tem jeito pra coisa, pois é metódica, rsrs.
Esse bolinho (invenção minha, rsrs) é um curinga e eu o faço sempre que quero um bolo rápido e garantido! Ao contrário do que as pessoas pensam, o bolo de chocolate não é lá muito fácil de fazer de forma econômica, pois o cacau do chocolate em pó pesa na massa e a impede de crescer normalmente. Esse, no entanto, leva só dois ovos e cresce bem, fica sequinho (e não melequento que é outra ocorrência comum, nesse tesse tipo de bolo), não é verdade? E o brigadeiro com os morangos faz uma dupla "TUDO DE BOM", rsrs. O chantilly também é uma delícia, enfim o bolo deve ter ficado saboroso!
Olha, obrigada pela menção e elogios ao meu bloguito, fiquei muito feliz em ajudar você nesse desafio (que deu super certo, né?).
Beijão e boa tarde.
Nossa ...posso te dizer que vou voltar para anotar a receita...por que só consegui ficar nas fotos...me deliciando...sabe que me senti mais pesadinha na cadeira...beijinhos...
ResponderExcluirAmei a receia vou fazer para minha paula tbm, rdrdrdrd...fcou lindo, udo o q agente faz com amor, ainda mais sendo para um filho, fica delicioso e bonito...parabéns.
ResponderExcluirHummmmm... o cheirinho deste bolo chegou aqui... rsrs
ResponderExcluirQue delícia!
Vou tentar fazer também..
Parabéns pela iniciativa e pela festa!
bjs
http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/
Que blog fofo o seu, estou adorando. Vou voltar tirar a receita.
ResponderExcluirbjs
Não...fala sério...gente eu nem sei fazer bolo...imagina para aniversário...rsrsrs, e ficou lindo e delicioso(pelo visto),e incrivel....eu já compro pronto,não sei se acertaria....
ResponderExcluirPor um acaso......se voçê descobrir como fazer uma menininha colocar o sapato certo no pe certo...me diz....a Maitê não acerta de jeito nenhum...as vezes vou buscar na escolinha e olho pro pezinho e esta um sapatinho apontando pra cada lado....não sei se rio,ou se me preocupo....
Deusa
vasinhos coloridos
Talita, seu bolo ficou muito bonito mesmo e gostoso só de olhar. Agora deixa eu te dar uma dica, se é que vc ainda não conhece. Experimente o brownie da dr. Oetker. Menina, é a coisa mais fácil do mundo. Basta uma caixinha da mistura, 2 ovos, 2 1/2 de manteiga e 50ml de água. Bata tudo e coloque em forma untada. Eu acescento nozes picadas grosseiramente à massa e levo para assar. E pra completar, cubro com Nutela e decoro com morangos. Você não tem ideia do quanto é gostoso e rápido de fazer, pois são só 25 minutos no forno. Por causa de toda essa praticidade e gostosura, acabei viciando meu marido: agota tenho que fazer quase que de 3 em 3 dias. Do contrário ele fica maluco...vivia mesmo...rsrsrs Experimente e depois nos conte.
ResponderExcluirUm abraço!
Oi, gente, quanto recadinho bom de se ler, obrigada!
ResponderExcluirElisa,
Sofia fez aniversário esse mês, dia 11.
Marly,
Sua receita realmente é maravilhosa. Você é expert mesmo. Seu blog é uma aula e tanto pra gente se arriscar e acertar na cozinha. Interessante isso que disse sobre o chocolate em pó pesar na massa. Já tinha mesmo ouvido falar que bolo de chocolate nunca é tão fofinho, mas esse seu ficou super aerado e fofo. Todos nós amamos.
Deusa,
É normal... e quando eu conseguir ensinar a minha a calçar certinho, eu te falo, rs.
Evelise,
Que ótima dica. Já vi dessa caixa Dr. Oetker no supermercado. Dia qualquer sigo à risca sua dica. Obrigada.
Beijos,
Talita.
Oi Talita,
ResponderExcluirQue receita maravilhosa, não resistimos e toda familia ficou esperando o bolo do " Blog da Dona Perfeitinha" ( todos aqui já conhecem ) ficar pronto ... deu tudo certo... é muito gostoso !!!
Só não fiz a cobertura de chantilly.
Obrigada !
PS : Adorei o blog da Marli tb !
Abç
DENISE
Olá Talita, já tem um tempo que sigo o seu blog,mas hoje é a primeira vez que comento. Preciso fazer um bolo de aniversário para meu marido, e amei esta receita... No entanto, a gente não gosta de gosto de café em receitas, gostaria de saber se você já testou fazer sem o café e se deu certo! Obrigada!
ResponderExcluirEu fiz só troquei o recheio por baba de moça, todo mundo adorou e agora faço sempre. Já fiz até por encomenda kkkkkk. #melhor receita do mundo
ResponderExcluirTemos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante