Cortinas - como decidir qual o melhor tipo, tecido, etc?
Quando pensamos num projeto de decoração, uma das coisas mais difíceis que considero depois de decidir a iluminação (que está no topo das dificuldades, rs, tamanho o número de luminárias e efeitos de iluminação possíveis), é a escolha das cortinas.
Qual a melhor cortina para cada ambiente?
1 - A primeira dica que dou para quem está pra decidir sobre suas cortinas é, antes de tudo, conhecer todos os tipos de acabamento, forma, caimento e fixação disponíveis. Depois de conhecermos os tipos, provavelmente já saberemos mais ou menos o que nos agrada mais. Conversar com o marido, mostrando as opções ajuda.
2 - Depois de ter tipo e tecidos escolhidos, chega a hora de decidirmos as cores das cortinas que terão que combinar com as cores das paredes (previamente decididas), e com os estofados e móveis.
Quais as formas mais comuns para instarlar cortinas?
As cortinas são costuradas com ilhoses, passantes de tecido ou argolas e o varão é fixado na parede na altura desejada.
Trilhos comuns com rodízios comuns:
Esse tipo de trilho é fixado na parede e os rodizíos próprios são costurados ao londo de cada camada de cortina. Permite mais de uma camada de cortina.
Trilhos suíços:
Esse tipo de trilho pode ser fixado tanto no teto quanto na parede e seus rodízios ao longo de quantas forem as camadas de cortinas. Para 2 camadas, trilho duplo, para três, triplo, e assim por diante. Para quem tem cortineiro instalado, o trilho suíço fixado no teto é a única opção.
Quais os tipos mais comuns de caimento (costura) das cortinas?
Há várias formas de costurar as cortinas. E cada tipo de trilho ou varão tem as que a eles são mais apropriadas. O ideal é checar imagens de caimento antes de decidir qual o melhor para as suas cortinas. Também é necessário considerar o espaço que você tem disponível para fixá-las. Se for apenas uma área estreita entre o gesso e a parede, por exemplo, as opções serão menores. Para esse caso, pregas machas ou fêmeas que tem pouco volume são as mais indicadas.
Qual o melhor tecido?
Isso vai depender dos estofados, de quantas camadas de tecido, da luminosidade direta do ambiente, entre outras coisas a se considerar. Mas com tantas opções no mercado, é essencial também avaliar junto o custo benefício de cada um.
Gostou das dicas? Decidir sobre minhas novas cortinas não foi fácil, mas valeu muito a pena seguir essas considerações. Qualquer dia mostro o resultado pra vocês.
4 comments
Ai, amei as dicas estou a procura da cortina ideal pro meu apê. Vc me ajudou a conhecer as possibilidades. Valeu!
ResponderExcluirbjocas
Estou seguindo o seu blog,gostei das dicas.
ResponderExcluirPassa no meu http://mulhermayre.blogspot.com/
Abçs.
Adorei, obrigado pela ajuda!
ResponderExcluirMuito interessante, vou indicar... Voce conseguiu com clareza e simplicidade esclerecer minhas duvidas. Obrigada.
ResponderExcluirTemos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante