Espaguete à Carbonara
Essa é uma daquelas receitas que me surpreendeu. Entenda porque: sempre tive pé atrás com intens crus, mas isso dura pouco, já que aos poucos, por exemplo, fui experimentando carpaccio, sashimi, entre outros itens crus e adorando. Mas ovo??? Ovo, minha gente? Ovo cru, pra mim, não é comida, mesmo que minha mãe insista em me contar histórias da época de sua infância em que ficava à espera da galinha no ninho botar seu ovo, quando ainda esse quentinho, todos comiam na casca ainda, apenas com sal. Ah... não! Eu acho que se tivesse nascido antes da descoberta do fogo, eu mesmo o teria produzido de primeira, rs! Ah, teria!
E então que a receita do espaguete à Carbonara foi uma outra revolução na minha vida, rs. Eu amei, amei e amei. Amei tanto que tô publicando a receita. Mas repare que meu pé atrás com ovo cru continua... consegui me enganar que ele foi cozido! Tomara, rs!
Primeiro, colocamos o azeite na panela quente...
Fritamos 1 cebola picada:
E enquanto isso (desde que seu ingredientes já estejam todos picados e selecionados)... cozinhamos o macarrão/ espaguete (a receita é para duas pessoas - 250g):
Meia colher de sopa de sal na água do cozimento do espaguete:
Voltando à panela em que fritamos a cebola, acrescentamos bacon em pedacinhos também. Depois, para quem quiser incrementar a receita como eu fiz, acrescente azeitona verde picada e linguiça calabres em pequenos pedaços, fica ótimo! E deixe fritar tudo até o ponto desejado:
Em um terceiro recipiente...
A quantidade de ovos para cada 250g de espaguete, são 2:
Vire neles 1/4 de xícara de creme de leite:
3 colheres de sopa cheias de parmesão ralado:
E aí é meu truque... em lugar de virar esse creme de obos direto no macarrão cozido, viro na panela que fritei os demais ingredientes. O fogo está desligado, mas a panela ainda está quente. Acho que ajuda a enganar a consciência, rs:
Imediatamente depois, vire ou os ingredientes com o creme sobre o espaguete ou o espaguete sobre eles:
Vamos nos servir?
15 comments
Aff Tatá.. tb tenho os dois pés atrás com ovo cru... mas parece q ficou otimo amiga... quem sabe faço um dia... :P...rsrs... bjokas... Naná
ResponderExcluirHummm que delicia!! Bateu uma fome agora...
ResponderExcluirEu adoro macarrão!
Bjo Bjo
Nem pensar ovo cru!!!
ResponderExcluirSem falar no risco de salmonela!!
Mas posso deixar um pouquinho no fogo ainda ligado com demais ingredientes.
Ai sim posso encarar!!
Não é só vc amiga que tem esse preconceito com o ovo cru( é que na verdade é perigoso né?) Mas eu comeria AGORA esse espaguete, que delícia! Beijão , Andrea.
ResponderExcluirNossa, mais pode deixar o fogo ligado para cozinhar mais um pouco?
ResponderExcluirE não fica com um cheirinho de ovo?
Ahh...e estou viciada em seu blog...e votando todos os dias...hehe
bjo Thais
Eu tinha o mesmo pé atrás que vc. Mas descobri que o ovo é tão delicado, que a quentura do macarrão acaba por cozinhar ele (ou eu to me enganando tb?...rs).
ResponderExcluirDesde que vi Jamie Oliver fazer uma vez, essa receita tem se repetido em casa, pq eu não vivo sem macarrão.
Hj estava pensando em fazê-lo, to em dúvida entre carbonara e molho alfredo (que tb amo!). Deu fome agora.
Bjs
Nossa, pareçe uma delícia...até tenho uma receitinha parecida com a tua, mas o ovo é cozido.Já me ensinaram lavar os ovos para evitar a salmonella,porém tem estudos que dizem que a casca dos ovos fica mais frágil e com os poros mais abertos se for lavada, por isso mais fácil de se contaminar.Mas tem coisas que deixam a gente com vontade de correr riscos, né?
ResponderExcluirBeijocas,
Gio
Hum, essa macarronada parece divina!
ResponderExcluir:D
http://esemeudivafalasse.blogspot.com/
OI Xará!!!
ResponderExcluirfica tranquila, ele da uma cozidinha sim! Eu coloco o voo e deixo ele um pouquinho comfogo ligado, pra ter certeza q cozinha, até porque minha bebê de 1 ano e 7 meses amaaaaaaaaaaa esse macarrão.
beijo, Talita
Naná;;; é muito boooommmm!!!!
ResponderExcluirMá.... delícia mesmo!
Oi, Sandra... eu estava brincando que só enganei a consciência, rs. O ovo precisa de pouco calor pra eliminar qualquer risco de salmonela, menina e como eu fiz, pode ter certeza que ficou cozidinho.
Oi, Andrea,
Estou repetindo a receita sempre, menina! O perigo do ovo cru é eliminado com o calor a que ele é exposto, livre de salmonela... mesmo!
Oi, Thais,
Sem cheirinho de ovo! E pode deixar sim o fogo ligado se quiser, mas se fizer assim já é suficiente para cozinhá-lo. Tenho repetido a receita sempre e é maravilhosa. Super obrigada pelos votos, fiquei feliz em saber que está me ajudando, obrigada.
Oi, Sra N,
Molho Alfredo eu não conheço... quero aprender. E realmente não há perigo na receita... o ovo cozinha bem mesmo. Adorei seu recadinho.
Oi, Gio, Lavar a casca do ovo antes de usá-lo não tem problêma, mas lavar e guardar não pode mesmo não até porque o ovo estraga mais rápido. Mas essa receita é super segura, o ovo cozinha todo apenas com o calor a que é exposto.
Izabella,
Ficou ótima mesmo!
Oi, Talita,
Criança adora ovo, né? Incrível... a minha também!
Beijos,
Talita.
Oi, adoro suas dicas.
ResponderExcluirApesar de eu estar de dieta, vou fazer essa receita para meu marido que é louco por carbonara.
Bjs
Dani
Oi Talita, com vai?
ResponderExcluirAchei seu blog ontem, por acaso, e gostei tanto das informações contidas nele que quando percebi já estava lá pela 25ª página e já eram 3:45h da manhã! hahaha. Quando a gente faz o que gosta o tempo passa muito rápido!.
Queria poder lhe conhecer pessoalmente, vc é um exemplo de mulher, mãe e dona de casa exatamente como eu sou tbm. Gostei tanto das receitas que já favoritei o blog e hoje pude testar o macarrão a carbonara que vc ensinou aqui!. UMA DELÍCIA!..Tenho um blog, n posto muito por falta de tempo, mas a receita vai estar la e com seus créditos hein?!. Pena que estamos muito longe, sou da Bahia! rs. Mas continuarei acompanhando seu blog, gostei bastante dele e toda vez que fizer alguma receitinha daqui, venho pessoalmente contar como foi! rsrs
Parabéns linda e sucesso!
Beijão
@Joanna Paula Brandão - Luxo de Ouro
ResponderExcluirOi, Joanna,
Que bom que gostou tanto assim e já até testou receitinha daqui! Recebi seu e-mail e adorei que virou uma leitora tão participativa.
Beijos,
Talita.
Ola! Adorei a receita mas fiquei com uma duvida, o leite creme é daqueles para fazer doce?
ResponderExcluir@Natércia Lopes
ResponderExcluirOi, Natércia,
Você pode tanto usar o creme de leite que vem em lata (mas tire o soro, ok?), ou o que vem em caixinha ou mesmo o creme de leite fresco/pasteurizado. Eu uso o de caixinha que é menor e sobra menos. Não conheço outro tipo de creme de leite, só esses. Eles são usados sim em alguns doces como brigadeiro, palha italiana...
Beijos.
Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante