Como curar queijos
Acho que por eu ser mineira, do interioooorrrrr (de Ponte Nova), queijo minas frescal ou padrão sempre estiveram presentes nos cafés da manhã e da tarde. Na verdade, com café sempre existiu queijo lá em casa. Minha mãe faz queijo, mas o queijo mesmo não aprendi a fazer com ela. Aprendi foi a curá-lo, porque gosto muito é de um queijo curado.
Adoro comprar o Queijo Canastra, mas prefiro comê-lo curado do que fresco (mais gorduroso, eu sei, mas é uma delícia). E para curar leva-se de 15 dias (caso de queijos minas padrão, por exemplo) a meses (caso de outros tipos de queijos, como alguns franceses).
O que é um queijo curado?Queijo curado é aquele queijo maturado, que passou por um processo de espera para intensificação do seu sabor, melhorando também sua conservação (já que ele vai perder água ao longo do processo). É uma transformação de cor e textura também. O queijo curado, na minha opinião, é mais saboroso, extremamente mais, rs.
Minhas fotinhas são de um queijo tipo parmesão comprado ainda macido, no qual dei meia cura e por isso não são exatamente as fotos ideais para exemplificar o processo de cura completo, mas em palavras vou explicar como faço exatamente:
Passo a passo:
Comprou um queijo minas padrão fresco (tipo o queijo canastra) e gostaria de curá-lo?
1- Primeiro devemos escolher um lugar fresco, mas não frio (o ideal é a temperatura de 15oC, mas pessoalmente nunca consegui isso, já que sempre morei em cidades quentes - e quanto mais quente, mais rápido um queijo cura, mas há de se ficar atento para que ele não sofra com excesso de calor, por isso a melhor escolha é um lugar arejado).
2 - Posicioná-lo sobre uma superfície côncava ajuda a agilizar o processo de cura dos dois lados do queijo ao mesmo tempo, já que o queijo não enconstará na superfície, mas pessoalmente prefiro posicioná-lo em uma superfície lisa, pois gosto do processo de cura fase a fase (virando dia a dia).
3 - Nos primeiros dias, o queijo solta muito óleo e água e fica meio gosmento, por isso deve ser lavado nos primeiros 3 ou 4 dias. E muito bem enxuto antes de devolvê-lo para a superfície de espera (essa que também deve ser limpa ou lavada e enxugada durante os dias em que o queijo soltar óleo) - com muita atenção nisso porque tanto o queijo e a superfície devem ser muito bem secos antes de devolvê-lo à espera da maturação. Costumo colocar um papel toalha por baixo depois que o queijo já começou seu processo de cura e não precisa mais ser lavado (fase das fotos apresentadas), assim, o papel fica responsável por absorver o pouco óleo que solta nessa fase. Nessa fase avançada do amarelamento não se lava mais o queijo e, portanto, uso o papel toalha também para absorver o óleo de toda a superfície dele como mostro na foto acima.
4 - O queijo deve ser virado todos os dias, lado a lado, incluindo seu lado arredondado:
5 - O queijo canastra que adoro comprar pra curar leva em torno de duas semanas para curar por inteiro. Sua cor fica bem amarelada e seu sabor é sensacional. Pães de queijo feitos com queijo curado sao ainda mais saborosos, mas gosto mesmo é de queijo curado comido em fatias finas, tomando café... mineiro tem isso na raiz, eu acho, rs.
*lembro que as imagens acima são de um queijo tipo parmesão comprado macio em que atingi meia cura apenas (repare que o resultado da meia cura é um amarelado mais intenso nas bordas, mas o interior ainda claro).
41 comments
Olá Talita!!Valeu a dica de como se cura um queijo era louca pra aprender e olha que sou mineira hein.....kkkk...bjim!!!
ResponderExcluirMeu blog:lugaresecoisasquemeagradam.blogspot.com
Pessoal eu fiz um queijo e demorei pra lavar e agora ele está com um cheiro de ardido é agora o que eu fasso
Excluir@Keli Cristina
ResponderExcluirOi, Keli,
Que bom que gostou. Beijos.
Obrigado pela dica de lavar 3 a 4 dias era o que faltava....valeu...
ResponderExcluirOlá Talita ,
ResponderExcluirParabéns pelo Blogger e plas dicas sobre Queijo Curado.Afinal tempos algo em comum em sermos mineiras uai...e da mesma região tb moro em juiz de fora.bjs
ola como faço p proteger o queijo de incetos durante o periodo de cura?posso tampa-lo? posso curalo na parte de baixo da geladeira?
ResponderExcluirObrigado pelas dicas...
ResponderExcluirMeio confusa a explicação, mas ajudou. Obrigado.
ResponderExcluirOlá talita, obrigada pelas dicas, são muito válidas. Fiz isso tudo e o sabor do meu queijo está muito bom. Acontece que ele está se deformando, ficando meio murcho o que vc acha que devo fazer? Diferente do seu eu mesma o produzo em casa e deixo curar seguindo seguindo suas dicas.
ResponderExcluirAgradeço se alguém souber alguma dica.
Flor
@Flor Leão Oi, Flor... bem, sobre a produção dos queijos, sei que o frescal não é aconselhável pra cura. Há de ser aquele queijo bem firme, como o produzido na região do Canastra em Minas, que é o ideal, já que ele já tem pouca água e, por isso, não fica amolecido. Talvez você consiga mais informações sobre a técnica que leva a esse queijo. Minha mãe também produz queijos, porém, não tem conhecimento sobre a produção desse tipo, somente do frescal. Um abraço, achei bem legal você contar que faz seu próprio queijo!
ResponderExcluirProcesso altamente arriscado e trabalhoso...pode contaminar o queijo. O tempo e a paciencia gastas é só pra quem nao faz nada na vida. qualquer dez reais a mais vc compra um ótimo queijo curado no mercado...
ResponderExcluirPreguiçoso
ExcluirLamento que seu esforço de nos ajudar a maturar queijo trouxe uma homem, Leandro, para mostrar sua agressividade contra pessoas que não são do seu convívio. Ele não é impedido de comprar no mercado. Parabéns. Derli
Excluir@leandro Lee Que pensamento preconceituoso, leandro! Conhecimento e habilidade só se adquire (e se transmite) assim, fazendo! Interesses são diferentes de pessoa para pessoa e vai que alguém goste tanto que estude mais e passe a ter esse interesse como profissão? Honroso! E quanto à contaminação, qualquer alimento está sujeito a ela, mesmo as verduras frescas que levamos à mesa, mas isso não é motivo de não fazermos, com cuidado e atenção.
ResponderExcluirObrigado! Sou um apaixonado por queijo minas curado acompanhando um bom café. Vou passar a fazer dessa forma.
ResponderExcluirQuem parece que não tem o que fazer é o senhor Lee que gastou tempo para escrever o que escreveu.
ResponderExcluirOi sera q posso colocar o queijo dentro do armario durante o processo
ResponderExcluirGanhei um queijo minas e deixei na geladeira-ficou meio gosmento e com soro-sabor meio amargo. Lavei bastante, sequei, e retornei-o à geladeira, mas o sabor meio amargo ainda permanece. Será que se eu colocá-lo pra curar sai esse sabor? Dó de jogar fora!
ResponderExcluirEU QUERIA FAZER, MAS MORRO DE MEDO DE NASCER AQUELAS LARVINHAS NOJENTAS.... ALGUÉM TEVE ESTE PROBLEMA?
ResponderExcluirEu comprei um queijo como meia cura, o que eu faço pra curar? Quanto tempo demora? Eu uso sal no processo
ResponderExcluirBasta fazer como mostro na postagem, sem sal
ExcluirHa muito tempo tento fazer o queijo curado e nao conseguia, amo queijo curado, obrigada por passar seu conhecimento!
ResponderExcluirQue ótimo! Também adoro... Fico feliz em saber que foi útil
ExcluirOi, Talita.
ResponderExcluirSei que não é o queijo ideal, mas gostaria de saber se é possível curar mussarela.
Oi, Cyro...
ExcluirDo pouco que entendo, a 'muçarela' é massa cozida e de produção rápida, o que implica muita água e, por isso, a dificuldade em curá-la.
Posso fazer este processo de cura com o queijo já partido ao meio? E posso acrescentar algo para dar sabores ao mesmo, tipo pimenta? ou ervas?
ResponderExcluirE aí amantes do queijo curado. Alguém sabe me dizer quanto tempo pra ele ficar bem duro. "Queijo cacete", pois só aficcionado nele BEM curado pra comer como tira gosto de cerveja
ResponderExcluirola td bem ? Meu nome e ludiane gostaria de saber se tem com curar o queijo fresco na geladeira e qual o processo pois sempre que coloco para curar ele comeca dar uma leve rachadura alem de inchar um pouco .o que eu faço ?me ajude por favor?
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirMeu marido comprou queijo meia cura, qdo ele comprou a pessoa estava desenformando, daí ele chegou em casa e colocou na geladeira.
Quero se posso fazer o processo de maturação, mesmo já tendo sido colocado na geladeira?
Meu nome é Ângela, sou de São José dos Campos- SP
Oi, Ângela...
ExcluirPode sim... com os mesmos cuidados dá certo.
Olá Talita, durante o processo de cura é normal um odor de queijo estragado?
ResponderExcluirNão é normal não. Mas o cheiro do queijo curado é forte e considerado ruim para alguns, porém não é azedo. O azedo indica que está estragado. Queijos com muita água não podem ser curados, pois azedam fácil.
ExcluirOi Talita,
ResponderExcluirEntão, posso cobrir o queijo evitando moscas? Talvez um pano fino
Se há moscas no local, o melhor é conseguir um aramado com aquela tela para mosquitos... Você compra a tela, o arame e faz tipo uma tampa grande que cerque o prato do queijo, sem contato com ele. Haverá circulação de ar, mas evitará que mosquitos pousem
ExcluirOi Talita, me chamo Diogo, posso cobrir o queijo evitando moscas?
ResponderExcluirSim, Diogo, veja resposta anterior
ExcluirQUERIA SABER SE PODE COLOCAR ERVAS PARA DAR SABOR SE SIM QUE TIPO
ResponderExcluirEu também sou mineira e adoro queijos. Tenho comprado queijo fresco do Serro e Conceição do Mato Dentro, e feito por assim disser, feito a cura e tem agradado a todos. A minha técnica é um pouco diferente, mesmo porque herdei um armário para armazenar queijos da minha família. Mas é o seguinte, lavo o queijo, coisa que aprendei bem cedo com meu pai, lavar o queijo. Depois seco e enrolo no pano de prato, não sei porque, mas faço isso. E todos os dia viro o queijo, faço esse procedimento por volta de 3 semanas. Tem sido maravilho o gosto.
ResponderExcluirBoas dicas. Obrigado. Eu curo meus queijos na geladeira, mesmo e ficam ótimos. Moro no Rio de Janeiro que é muito quente. Até eu fazer uma câmara fria de maturação de queijos, terá que ser na geladeira. Dá um pouco mais de trabalho, pois faço os queijos também, mas é muito prazeroso.
ResponderExcluirOi TALITA, bom dia!! Sou de Ponte Nova também, moro aqui. Sou médico-pediatra. Estou querendo começar a curar queijo, para uso artesanal. Como você, como queijo todos os dias. Minas padrão ou massa cozida.
ResponderExcluirVou comprar um Canastra e iniciar o processo com esse. Adquiri a caixinha de cura. Não entendi a parte de ter que lavar o queijo??? Adorei suas dicas. PARABÉNS!!
e-mail: jullianoboscolo@gmail.com
Oi TALITA, bom dia!! Sou de Ponte Nova também, moro aqui. Meu nome é Julliano Boscolo, sou médico-pediatra. Estou querendo começar a curar queijo, para uso artesanal. Como você, como queijo todos os dias. Minas padrão ou massa cozida.
ResponderExcluirVou comprar um Canastra e iniciar o processo com esse. Adquiri a caixinha de cura. Não entendi a parte de ter que lavar o queijo??? Adorei suas dicas. PARABÉNS!!
e-mail: jullianoboscolo@gmail.com
Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante