Chá de casca de abacaxi
Já reparou que muitos restaurantes servem junto ao café, também chá de abacaxi? Isso porque a maioria tem abacaxi seja em seu buffet ou pratos da casa e, portanto, o chá é um aproveitamento da casca dos abacaxis consumidos no dia. Ontem mesmo falei do programa do SESI que ensina a reaproveitar tudo de um alimento. E a casca do abacaxi dá um chá super gostoso.
Mas há duas formas de se fazer o chá com a casca do abacaxi: usando a casca fresca ou seca.
A fresca só no dia mesmo. Mas se quiser aproveitar a casca em chás pra semana toda, por exemplo, ou para ter em casa, há de secá-la. E é fácil fazer isso, veja:
A casca deve ser bem esfregada com escovinha, água e cloro à 6% (o ideal para eliminar agrotóxicos), enxaguando bem. Depois proceda com o corte do abacaxi e uso da casca.
A casca deve ser cortada em pedacinhos pequenos e levada ao forno à 60oC por cerca de 4 horas ou até secar. Mas 60oC é uma temperatura muito baixa, necessária ao processo de desidratação sem queimar e para alcançá-la num forno de fogão comum é preciso colocá-lo no mínimo, o que fica em torno de 180oC e manter sua porta semi aberta pelo tempo de secagem:
Depois de seca, a casca é usada como qualquer outro chá no preparo: Cerca de 2 colheres de sopa para cada meio litro de água.
Assim que a água ferver, desligue o fogo, abafe por 10 minutos e coe!
Adoro chá de casca de abacaxi, mas só tomo adoçado, na hora, na xícara. Espero que tenha gostado da dica. Aprendi com minha mãe, fotos tiradas na casa dela.
2 comments
Adorei a dica... Um feliz Natal para você e sua família, um abraço
ResponderExcluir@fabi
ResponderExcluirObrigada, Fabi, beijos!
Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante