Parede magnética no quarto das crianças
Há tempos que descobri que existia tinta magnetizada e achei a ideia super legal pra inovar alguns cantinhos da casa. Pensei, a princípio, em fazer uma faixa na parede para aderir fotos com manta magnética (imã), fosse na parede da mesa de escritório, fosse no corredor, etc.
Mas eis que surgiu a ideia de fazer primeiro uma faixa de parede magnetizada no quartinho que montamos pro nosso filho que está pra nascer. O objetivo, a princípio, nesse caso, é que Sofia, sua irmã, possa brincar muito de montar palavrinhas, quebra-cabeças, brincar de jogo da velha, etc, enquanto amamento o recém-chegado. Acho uma forma interessante de integrar os irmãos e também para que ela não se sinta excluída nesse momento, já que optamos por quartos diferentes. Dessa forma, sempre que ela quiser brincar na 'parede' e eu estiver ali, posso colaborar com motivações aos joguinhos. Quando o irmãozinho já estiver maior e podendo brincar também, acho que aproveitarão juntos a tal parede magnética (mas acho que terá que ser repintada com o tempo, já que o manuseio pode sujar muito, rs - pensando nisso, usei tinta lavável sobre a magnética).
Já existem no mercado tintas magnéticas de várias marcas. Na parede que pintei, usei da marca Suvinil. Veja se a foto abaixo que fiz não está digna de propaganda? Achei linda! Para quem sempre me questiona sobre meus posts serem ou não patrocinados, já aviso que este não o é. Sempre que um post do donaperfeitinha.com for patrocinado, estará identificado como 'publi' ou 'publieditorial' ou mesmo outros nomes devidamente indicadores (e sobre eles, tudo que escrevo, escrevo com clara certeza do que digo a respeito, sempre preocupada em passar a você leitor, o que realmente gosto no produto). Voltando à tinta, gostei do resuldado, apesar de que na lata nos aconselham a fazer apenas duas demãos e como achei muito fraquinha a magnetização com duas apenas, fiz 4 demãos dela. Sobre outras tintas de outras marcas, infelizmente não tenho como fazer comparações.
Comprei apenas 900ml e para a faixa de parede que fiz (com 4 demãos) sobrou ainda pouco mais da metade:
Primeiro passo: escolher a parede ou parte dela a ser magnetizada e usar fita crepe para delinear a região, protegendo batentes de porta, interruptores, rodapés...
O piso, na minha opinião, é o que devemos melhor proteger, já que é o mais atingido (principalmente se se usar rolinho de lã no lugar do pincel). Veja como fiz para proteger o meu:
É hora de seguir a orientação do fabricante do produto. Esse fundo magnético que usei precisava ser diluído em água (a proporção vem orientada na lata), o que fiz em recipiente a parte e não na lata para que a tinta original que sobrar se conserve por mais tempo. Antes de diluir, porém, é necessário misturar muito bem a tinta da lata:
Gostei mais do pincel para passar as demãos do fundo magnético porque esse tipo de tinta é bem grossa...
Depois de passar cada demão de tinta, é necessário lavar bem seja o
pincel, seja o rolinho, para não perdê-los ao correr o risco da
tinta secar neles:
Entre cada demão de tinta é necessário esperar 4 horas. Como aqui em casa tem uma criança ansiosa e curiosa, prefiro fechar o ambiente e aconselho que todos façam o mesmo, rs. Assim, podemos manter por lá todos os equipamentos sem risco de 'acidentes':
4 horas depois...
Mais 4 horas depois...
Mais 4 horas depois...
Depois da quarta demão (e mais 4 horas depois), percebi que a tinta, já seca, tinha ficado muito grossa, dando saliências na parede. A solução foi lixar. Usei lixa 180:
Agora sim pude pintar. Usei tinta lavável, já que assim ficará fácil limpar a sujeira do manuseio nas brincadeiras:
E a tinta também precisa ganhar outra demão... Para um acabamento mais uniforme, gostei mais do rolinho de espuma... resultado lisinho:
Depois de 12 horas, retirei a fita crepe. Perceba que a camada ficou um pouco evidente em relação à tinta anterior da parede. Isso acontece porque o fundo magnético é bem grosso. Um truque para que a tinta não descasque com a retirada da fita crepe é procurar não passar o fundo e a tinta sobre ela, pois se isso acontece, ao retirá-la, a tinta grossa por cima pode rasgar a fixada na parede:
Parede prontinha.... mas como usar????
Olha essa dica... depois prometo que ensino como fazer vários itens de imã para as crianças brincarem seja numa parede magnética como essa do quartinho do meu bebê ou mesmo na geladeira...
Obs.: a parede magnética não sustenta imãs pesados. Tentei fixar alguns bichinhos de pelúcia pequenos com imãs nas patinhas e não deu certo. Mas em contrapartida, todos as fotos e joguinhos de papel que fiz com manta magnetizada, fixaram bem. Não tão maravilhosamente bem como se fixam em uma geladeira, por exemplo, mas muito bem por ser uma parede. O que recomendei mais acima, porém, é fazer 4 demãos do fundo magnético e não apenas duas como o fabricante propõe.
O que achou?
18 comments
Muito legal essa tinta...não tinha visto ainda se funcionava mesmo...você teve uma ótima idéia para entreter a pequena...
ResponderExcluirBeijos
Oi Talita! Adorei a ideia, penso que o quebra cabeça é um aliado na educação.
ResponderExcluirMas gostaria que você falasse um pouquinho do berço que vemos neste post e já vimos em outros anteriormente. É uma boa opção para substituir o berço comum?
Júlia
Adorei a ideia... Pena que pintei a pouco o quarto dos meus pequenos, acho que eles iram adorar... Mas vou pensar no assunto... um abraço Fabi
ResponderExcluirQue linda idéia Talita, amei e as crianças então...posso imaginar rsrrs
ResponderExcluirBjs
Talita, seu post é perfeito! Sabia da existência da tinta magnética, mas como ainda não a utilizei, não sabia se realmente funcionava.
ResponderExcluirBrigadú!
Sueli
Olá, achei uma ótima idéia parabéns !
ResponderExcluirUma observação que eu gostaria de fazer é que dependendo do tamanho da criança as peças do quebra cabeça não podem ser pequenas, pois tem o risco de ela colocar na boca e engolir.
Bj
Silvana
@Aline Sabes
ResponderExcluirOi, Aline...
E ela está adorando a parede. A foto com as letrinhas inclusive foi tirada em dia que ela e uma amiguinha, nossa vizinha, brincavam de competição de formar palavrinhas... uma com as letrinhas azuis, outra com as rosas. Eu 'ditava', rs. Beijos!
Você como sempre muito criativa. Amei a idéia. Imagino como sua filha gostou também. Ainda não tenho filhos, mas com certeza quando os tiver farei uma igual.
ResponderExcluirAbraços, Maria.
@Anônimo
ResponderExcluirOi, Júlia,
Eu tanto acho que sim que realmente substituí o comum dessa vez. Na época em que minha filha dormia em berço, o comum ficou sem uso depois que compramos esse cercadinho. Ele é cercado e berço, mas só tem duas alturas para o colchão e o colchão não vem incluso (mandamos fazer o nosso na medida personalizada). Tem a primeira altura de suporte em que se encaixa o colchão para os primeiros três meses e a mais baixa (único problema que vejo, pois uma altura intermediária seria ótimo para não desgastarmos nossa coluna, mas mesmo assim, dessa vez optei por ele unicamente, apesar de eu ter outros dois berços comuns também da época de bebê da minha filha. Acho esse super prático também por ser dobrável e ter rodinhas. Espero ter ajudado, mas uma coisa é certa: o berço comum é mais apropriado pelas três alturas e por permitir mosqueteiro, por exemplo. Beijos, Talita.
bom saber que funciona ficou ótimooo!
ResponderExcluir@fabi
ResponderExcluirOi, Fabi... quem sabe você anima pintar mais uma parte. Dá um pouquinho de trabalho, mas as crianças adoram! Beijos!
@Ateliê de Artes - Dri Queiróz
ResponderExcluirOi, Dri... minha filha realmente adorou a 'parede', rs...
@Sueli Moisés Particelli
ResponderExcluirOi, Sueli,
Funciona sim, mas para objetos pesados não. Apenas para fotos e papéis com manta magnética, coisas mais leves mesmo. Beijos!
@Unknown
ResponderExcluirOi, Silvana,
Realmente... mas minha filha tem 5 anos e já com ela as preocupações nesse sentido já passaram. Quando meu pequeno que ainda nem nasceu começar a levar tudo que encontrar à boca (ô fase, né?), aí sim as preocupações aqui em casa com relação a isso, terão de voltar, rs. Beijos!
@Cristina
ResponderExcluirTambém gostei do resultado, Cristina! Obrigada pelo comentário. Beijos!
Obrigada, Talita. Ajudou muito saber a impressão de uma mãe sobre o berço. Júlia
ResponderExcluir@Palavras para Viver
ResponderExcluirOi, Erica,
Infelizmente essa tinta não sustenta peso além de uma folha ou papel fotográfico, nada com volume. O carrinho é muito pesado... seria legal se sustentasse. Beijos.
Sugiro que retire este assunto do site pois a Sulvivil já algum tempo deixou de fabricar este produto, não disponível mais no mercado.
ResponderExcluirTemos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante