DICAS

PRODUTOS PARA A CASA

REFLEXÕES

Pro sal não grudar e ficar soltinho no saleiro: desidrate-o!

by - dezembro 03, 2012

Chego na casa da minha mãe pra almoçar e dou de cara com o saleiro todo transparente dela com um sal de cristais lindos, soltinho, que não gruda e escorre fácil pro prato. Pergunto: "que sal diferente é esse, mãe? Também quero!". E não é que ela me responde que é sal comum mesmo que ela apenas põe na panela um pouquinho pra desidratar? Achei a dica a coisa mais fantástica do mundo justamente por sua simplicidade. E pra mostrar a simplicidade que é, resolvi fazer milhares de fotos, só pra complicar, rs:

Acima, meu saleiro. E aqui em baixo o detalhe do sal comum grudado no vidro dele. Umidade pura.


Esse é o tipo de dica que nos faz pensar: por que não pensei nisso antes? Pra tirar a umidade do sal, basta um pouco de calor pra desidratá-lo...

Acho que basta uns 3 minutinhos pra uma quantidade assim, mas você pode desidratar uma quantidade maior se quiser. A gente percebe, ao misturar, que os cristais do sal vão ficando soltinhos e bonitos:









Que diferença!

Mas lembre-se que esse sal é mais bonito, mais soltinho, mas continua, se em excesso, bastante ruim pra nossa saúde, portanto, mais cuidado na hora de temperar a salada no prato porque esse sal escorre feito água, rs!

You May Also Like

18 comments

  1. Desculpe a correção, mas úmido não tem "h". ótima dica! beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Talita!! só pra dizer: úmido em portugues brasileiro é sem h hehe

    ResponderExcluir
  3. Adorei este truque!

    Quando estava na faculdade de Design fiquei muito tempo pensando em uma forma de fazer um saleiro que nã deixasse o sal úmido, mas não encontrei nenhuma solução.

    ResponderExcluir
  4. Olá Talita!
    Adorei a dica!

    Convido você a conhecer meu singelo bloguinho!Ele acbou de nascer!
    Como te admiro muito,sou sua fã assumida, ficarei muito feliz com sua visita!
    Bjo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica, vou fazer! Beijo enorme.
    Andrea

    ResponderExcluir
  6. Cheguei em casa e fiz! Adorei a dica! Funcionou super bem! Eu era daquelas que ainda colocava arroz no saleiro e não entendia porque mesmo assim ainda grudava tudo... rsrsrsrs

    Smacks pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom dia!
    Adorei a dica e fiz em casa ontem!
    Deu super certo! ;-)
    Bjokas...

    ResponderExcluir
  8. Olá, bom dia!
    Adorei a dica e fiz em casa ontem!
    Deu super certo! ;-)
    Bjokas...

    ResponderExcluir
  9. @Anônimo
    Olá... realmente! No texto está tudo correto. Saiu errado apenas na imagem que também já foi corrigida, obrigada pelo toque e desses adoro que se assine. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. @Clara
    Oi, Clara, é mesmo, obrigada. Viu que saiu só a imagem errada, em português de Portugal? As palavras referentes no texto estão corretas. Agora também a imagem que foi substituída. Um beijo pra você e valeu o toque, Talita.

    ResponderExcluir
  11. @Mylla
    Oi, Mylla,
    Só se fosse um saleiro que esquentasse de tempos em tempos, rs. Mas teria que ser emborrachado por fora para não queimar ninguém, rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. @Fernanda Saraiva
    Parabéns pelo blog, Fernanda! Adorei seu porta ovos... mas a minha geladeira, mesmo já tendo 6 anos, na época já veio com um. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. @Happy Batatinha
    Rs...
    Oi, Ti,
    Que bom que agora vai dar adeus aos grãos de arroz no saleiro. Beijos, Talita.

    ResponderExcluir
  14. Talita, falei para minha mãe desta sua dica de esquentar o sal na panela. Ela me disse que deixa o vidro de sal no sol, rs.
    No fim das contas o resultado é o sal mais soltinho, né?
    Como estou em apartamento, trabalho fora e não posso correr o risco de colocar o vidro de sal na janela e ele cair na cabeça de alguém, prefiro sal esquentado na panela.
    Mamãe tem quintal grande e mora em casa.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Oi...
    Achei seu blog sem querer ... Muito bom, gostei das dicas...
    Mas um porém sobre este método. No Brasil para diminuir a incidência de bócio, o governo exige a adição de iodo no sal. Aquecendo o sal assim ele se perde, não recomendo fazer isso com todo o sal, apenas com o sal do saleiro..

    ResponderExcluir

Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante

Pesquisar neste blog