Pro sal não grudar e ficar soltinho no saleiro: desidrate-o!
Chego na casa da minha mãe pra almoçar e dou de cara com o saleiro todo transparente dela com um sal de cristais lindos, soltinho, que não gruda e escorre fácil pro prato. Pergunto: "que sal diferente é esse, mãe? Também quero!". E não é que ela me responde que é sal comum mesmo que ela apenas põe na panela um pouquinho pra desidratar? Achei a dica a coisa mais fantástica do mundo justamente por sua simplicidade. E pra mostrar a simplicidade que é, resolvi fazer milhares de fotos, só pra complicar, rs:
Acima, meu saleiro. E aqui em baixo o detalhe do sal comum grudado no vidro dele. Umidade pura.
Esse é o tipo de dica que nos faz pensar: por que não pensei nisso antes? Pra tirar a umidade do sal, basta um pouco de calor pra desidratá-lo...
Acho que basta uns 3 minutinhos pra uma quantidade assim, mas você pode desidratar uma quantidade maior se quiser. A gente percebe, ao misturar, que os cristais do sal vão ficando soltinhos e bonitos:
Que diferença!
Mas lembre-se que esse sal é mais bonito, mais soltinho, mas continua, se em excesso, bastante ruim pra nossa saúde, portanto, mais cuidado na hora de temperar a salada no prato porque esse sal escorre feito água, rs!
18 comments
Desculpe a correção, mas úmido não tem "h". ótima dica! beijos.
ResponderExcluirOi, Talita!! só pra dizer: úmido em portugues brasileiro é sem h hehe
ResponderExcluirÓtima dica! Adorei! bjinhus
ResponderExcluirAdorei este truque!
ResponderExcluirQuando estava na faculdade de Design fiquei muito tempo pensando em uma forma de fazer um saleiro que nã deixasse o sal úmido, mas não encontrei nenhuma solução.
Olá Talita!
ResponderExcluirAdorei a dica!
Convido você a conhecer meu singelo bloguinho!Ele acbou de nascer!
Como te admiro muito,sou sua fã assumida, ficarei muito feliz com sua visita!
Bjo e ótima semana!
Qual o endereço do seu blogue? !
ExcluirAdorei a dica, vou fazer! Beijo enorme.
ResponderExcluirAndrea
Cheguei em casa e fiz! Adorei a dica! Funcionou super bem! Eu era daquelas que ainda colocava arroz no saleiro e não entendia porque mesmo assim ainda grudava tudo... rsrsrsrs
ResponderExcluirSmacks pra ti!
Olá, bom dia!
ResponderExcluirAdorei a dica e fiz em casa ontem!
Deu super certo! ;-)
Bjokas...
Olá, bom dia!
ResponderExcluirAdorei a dica e fiz em casa ontem!
Deu super certo! ;-)
Bjokas...
@Anônimo
ResponderExcluirOlá... realmente! No texto está tudo correto. Saiu errado apenas na imagem que também já foi corrigida, obrigada pelo toque e desses adoro que se assine. Abraço.
@Clara
ResponderExcluirOi, Clara, é mesmo, obrigada. Viu que saiu só a imagem errada, em português de Portugal? As palavras referentes no texto estão corretas. Agora também a imagem que foi substituída. Um beijo pra você e valeu o toque, Talita.
@Mylla
ResponderExcluirOi, Mylla,
Só se fosse um saleiro que esquentasse de tempos em tempos, rs. Mas teria que ser emborrachado por fora para não queimar ninguém, rs. Beijos.
@Fernanda Saraiva
ResponderExcluirParabéns pelo blog, Fernanda! Adorei seu porta ovos... mas a minha geladeira, mesmo já tendo 6 anos, na época já veio com um. Beijos.
@Happy Batatinha
ResponderExcluirRs...
Oi, Ti,
Que bom que agora vai dar adeus aos grãos de arroz no saleiro. Beijos, Talita.
@Renata Cruz
ResponderExcluirQue bom, Renata!
Talita, falei para minha mãe desta sua dica de esquentar o sal na panela. Ela me disse que deixa o vidro de sal no sol, rs.
ResponderExcluirNo fim das contas o resultado é o sal mais soltinho, né?
Como estou em apartamento, trabalho fora e não posso correr o risco de colocar o vidro de sal na janela e ele cair na cabeça de alguém, prefiro sal esquentado na panela.
Mamãe tem quintal grande e mora em casa.
Beijocas!
Oi...
ResponderExcluirAchei seu blog sem querer ... Muito bom, gostei das dicas...
Mas um porém sobre este método. No Brasil para diminuir a incidência de bócio, o governo exige a adição de iodo no sal. Aquecendo o sal assim ele se perde, não recomendo fazer isso com todo o sal, apenas com o sal do saleiro..
Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante