DICAS

PRODUTOS PARA A CASA

REFLEXÕES

Berço cercado: a melhor forma de usá-lo e por que ele é meu berço preferido

by - fevereiro 28, 2013

Se a futura mamãe gosta de praticidade como eu, vai gostar de ler minha opinião e minhas dicas (de melhor uso) sobre o berço-cercado; minha escolha para o quarto do meu bebê, hoje com 7 meses.

A história do nosso berço-cercado é a seguinte: comprei-o quando minha filha Sofia, já com 8 meses (hoje ela tem 5 anos), começou a se arrastar nas beiradas dos sofás, querendo andar. Precisava de um lugar seguro para mantê-la nos momentos em que eu não podia ficar o tempo todo 'de olho'. E o berço-cercado unia essa função mais a de ser um berço super prático com rodinhas, dobrável e lindo!
E acabou que o clássico berço de madeira branco que minha filha tinha ficou abandonado. O berço-cercado virou oficialmente o seu berço de todas as noites e sonecas além de seu lugar de brincar, ficar de pé e olhar a mamãe e o papai através dele nos momentos em que cozinhávamos ou tínhamos outras atividades a concluir.

E é esse mesmo berço que meu filho, irmão da Sofia, usa hoje. Dessa vez não quis nem considerar um berço de madeira, rs.

Ei-lo (desculpem-me a bagunça, mas para esse post apenas algumas fotos foram 'preparadas'; outras, como essa, foram editadas de fotos do meu arquivo pessoal - eis meu pequenucho com poucas semanas em seu bercinho!):

Por quê gosto tanto do berço-cercado?

1 - O berço-cercado é dobrável (existem os não dobráveis, mas a minha escolha é por esse), o que possibilita seu transporte em viagens e a facilidade em trocá-lo de cômodo na casa (eu, por exemplo, ainda mantenho meu filho dormindo no meu quarto - Polêmico? Falemos disso uma outra hora, mas adianto que a principal razão é porque amamento no peito e meu filho ainda mama umas 4 vezes por noite). O fato é que o berço é transportado fácilmente pra onde quisermos. E, depois, quando seu filho precisar trocar o berço por uma cama, pode fazer como eu que o mantive à espera de um outro filho, mas sempre em uso nesse intervalo, ao receber amigos com filhos pequenos em casa:




2 - O berço-cercado é berço nas horas de sono e cercado nas horas de brincadeiras;

3 - O berço-cercado também é bonito e permite uma decoração mais criança e menos bebê para os quartinhos (mas se essa não for sua preferência, o clássico berço de madeira é a melhor escolha, claro):
4 - O berço-cercado tem preço ótimo. É possível achar um bom berço cercado, principalmente em lojas da internet, por preços que variam de R$200,00 a R$400,00 (mas antes de comprá-lo, verifique se há opção de tudo isso que dou nas dicas);

5 - O berço cercado dura muito: o berço-cercado do meu filho tem 5 anos (sendo quase 3 anos de uso contínuo da minha filha, mais dois anos de uso para filhos dos amigos que nos visitam e já mais 7 meses de uso do meu filho) e, onde começou a querer desfiar, na época em que minha filha brincava muito nele, precisei apenas passar uma Silver Tape.

Mas e os pontos negativos?

Bem... há pontos que precisamos adaptar no berço-cercado para que ele melhor atenda a nós papais e às crianças:

1 - Ainda não ouvi falar de um berço-cercado que venha com colchão ou que exista a opção de compra um já pré-fabricado com suas medidas (eles vem apenas com um colchonete rígido que serve para que a criança se firme ao engatinhar ou andar sobre ele); então é preciso mandar fazer um nas medidas personalizadas ou mesmo usar espuma de boa densidade para acomodar melhor seu bebê.

Abaixo, o colchonete que vem com o berço e a rede de sustentação:

2 - O berço-cercado nos oferece apenas duas alturas para o bebê (como se fossem a intermediária e a última altura - mais baixa - referentes às 3 oferecidas pelo berço comum). Fica faltando então a primeira altura, para o bebê recém-nascido até uns 5 meses (quando pode ser que já comece a assentar e demande que a altura do colchão seja abaixada para a altura intermediária que vai até quando o bebê começa a se sustentar sozinho de pé). Mas eu tenho um truque infalível para resolver esse problema no berço-cercado e esse truque tem a ver com a altura do colchão e da espuma que recomendo que todos adquiram para o melhor uso desse tipo de berço:

Abaixo o colchão que mandei fazer com as medidas do berço-cercado - ele tem 12 cm de altura (Encomendei na Ortobom. Eles, assim como a Ortocrim e outras marcas, também fazem colchões sob medida):

O outro lado do colchão, revesti com courino pensando na época em que meus filhos tiverem aprendendo a dormir sem fralda:

E essa é a espuma de altura de apenas 2 cm e densidade 33 (recomendo!) para usar no momento da altura intemediária (que vai normalmente dos 5 aos 8 meses ou até que a criança comece a se levantar sozinha, ficando de pé no berço):


Veja só como funciona essa coisa das três alturas no berço-cercado:

Ele tem a altura mais baixa e vem com a rede de sustentação para uma altura intermediária:

Quando se manda fazer, como eu fiz, um colchão alto, ao colocá-lo sobre a rede de sustentação e o colchonete do berço, a altura fica apropriada para bebês recém nascidos à bebês de 5 meses (ou um pouco mais - é preciso descer a altura apenas quando a criança começa a se sentar):

Veja... fica alto e apropriado para uma primeira altura de berço:

Mas aí a criança começa a se sentar e é preciso abaixar a altura do berço. Como o berço-cercado não tem 3 alturas, troco o colchão alto de 12 cm pela espuma de 2 cm (lembrando que a densidade da espuma é 33):

Você pode revestir a espuma ou apenas forrá-la com a roupa de cama... meu 'fofusco' já está usando essa altura intermediária, mas ontem, ao completar 7 meses, não é que o rapazinho apoiou as mãozinhas na lateral do berço e se pôs de joelhos, olhando para fora? Acho que logo logo vou ter que ir pra altura seguinte...

A última altura é essa, já sem a rede de sustentação (mas devo lembrar que quando a criança começa a andar ou se arrastar de pé dentro do berço, é necessário tirar o colchão para as horas de brincadeira, usando o berço exatamente como deve ser usado, como cercado, pois o colchão torna a criança 12 cm mais alta, tornando perigoso ela saltar dali. A espuma fina passa a ser uma boa opção para uma quarta altura...):

Nesse momento em que meu filho usa a altura intermediária, guardo o colchão na última altura, debaixo da rede de sustentação que está com o colchonete e espuma finos.

Novidade: A partir de agora, para algumas postagens, vou buscar patrocínios menores (de links) para facilitar a vida de quem se interessar por algum produto que eu mostrar aqui no blog.

Dessa vez, descobri um site que se chama Cuponation, já conhece? Lá eles catalogam promoções e descontos de todo tipo de produto de diversos sites de venda aqui no Brasil. Vale a pena dar uma olhada lá e buscar as lojas que estão com promoção de berço-cercado.

E foi na Cuponation mesmo que descobri que o Ponto Frio está com ótimos descontos em vários berços-cercado. Fica a dica.


You May Also Like

44 comments

  1. Gostei é um berço que ajuda muito e não só na hora do sono rs
    beijos
    www.inspiresenoamor.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita, antes de perder meu bebe eu estava olhando tanto o berço quanto o cercadinho... então encontrei o berço-cercado q ja vem com o colchão e com niveis de altura no qual vc queira..ele tbm é dobravel e super pratico.. nao lembro a marca, mas eu ja tinha até decidido ficar com ele em vez do berço de madeira.. bj

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que depende então da marca do bercinho. Eu comprei o da minha filha da marca Burigotto e na Ortobom tinha colchão pra ele já fabricado. Agora só não sei as medidas dele.

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou apaixonada por esses berços desmontáveis. Aqui esse tmbm é o berço oficial, berço de madeira é coisa do passado. Tenho dois, um igual ao seu que fica intercalando entre as casas das avós e outro que fica aqui em casa que é grandão, tem 1 x 1 metro, é da Burigotto ...ele é demais!! Tem um tamanho bom pra brincar durante o dia... e é super resistente pq eu entro dentro pra brincar com meu filho e até hoje não quebrou nem deu nenhum defeito rs

    ResponderExcluir
  5. Achei muito criativa a sua idéia! Não tenho filhos, mas já ouvi dizer que não é legal misturar o lugar da brincadeira com o de dormir pois podde confundir a criança...

    ResponderExcluir
  6. Meus três filhos usaram este berço é muito prático e ajuda muito na hora de viajar.beijos!!!!
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, eu uso também esse tipo de bercinho, eu só tenho uma dúvida, de como limpar, pois meu filho babou no tecido, você sabe me dizer o que eu posso usar para limpar sem manchar o tecido?
    Eu guardei tão bem guardado o manual que nem eu o encontro. Estou grávida de quase nove meses e irei usar o bercinho novamente com a minha bebê. Por favor me dê dicas, pois tenho pouco tempo. rs
    Vou postar o e-mail que eu uso.
    viac_anne@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber a marca e o modelo desse cercado. Estou pesquizando e gostei de como ele dobra, tenho um que nao dobra assim é muito ruim.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a matéria. muito explicativa. Só acho que faltou a inf. de onde consigo encomendar um colchão para este tipo de berço. Alguém comentou que conseguiu achar um pronto da ortobom... nossa, já faz uns dois meses que tento encontrar e não consigo. é muito difícil. agraço se alguém responder.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei sua dica! Tb comprei um berço deste, mas não parava de pensar sobre o que vc colocou e tb sobre o conforto do bb.

    Gostaria de fazer uma pergunta; vc mandou cobrir o colchão na mesma loja? Onde vc conseguiu isso?

    Estou correndo contra o tempo.... estou completando 8 meses.

    Outra coisinha que gostaria de saber é: os lençóis, vc tb fez sob medida??
    Será que encontramos para comprar?

    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  11. @Paty Gaio
    Oi, Paty,
    Há lençóis de todo tipo de altura. Para colchões altos você compra o lençol americano (se não me engano! - procure se orientar em lojas do ramo).

    O colchão mandei fazer com as medidas do berço na ortobom ou na ortocrim, não me lembro bem, mas todos eles fazem. Vem com um lado de plástico, mas que rasgou depois do uso da minha primeira filha. Então fui até um estofador e coloquei corino nesse lado. Mas o colchão já vem com um lado forrado, não se preocupe com isso. Mas encomende como desejar e de acordo com as opções da loja.

    Bom finalzinho de gravidez! Essa ansiedade é muito boa.

    Abraço!

    Talita.

    ResponderExcluir
  12. Qual a marca do berço desmontavel ?
    Um abraço gostei da materia.

    ResponderExcluir
  13. Olá meninas! Gostaria de saber qual é a marca do berço?

    ResponderExcluir
  14. Olá Talita,
    Amei suas dicas do berço-cercado, pelo fato de ser mais útil e mais barato que um berço convencional já tinha a ideia de comprar, porém não tinha certeza se seria seguro.
    Gostei!

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber qual a marca do berço desmontável

    ResponderExcluir
  16. @Elaine Rodrigues
    Oi, Elaine,

    Infelizmente meu berço é antigo, comprei-o há mais de 7 anos pela internet e o único nome que aparece nele é 'Tobi'. Talvez seja a marca, talvez seja apenas o nome do personagem. Não há marca, rs, não sei como te ajudar, mas todos que vi até hoje são muito parecidos, minha dica é escolher os de comprimento maior, com mais espaço interno.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  17. @Lugar da Arte
    Olá,
    Infelizmente meu berço é antigo, comprei-o há mais de 7 anos pela internet e o único nome que aparece nele é 'Tobi'. Talvez seja a marca, talvez seja apenas o nome do personagem. Não há marca, rs, não sei como te ajudar, mas todos que vi até hoje são muito parecidos, minha dica é escolher os de comprimento maior, com mais espaço interno.
    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada pelo esclarecimento... as mamães de primeira viagem (como eu) agradecem! Antes de ver teu blog, estava achando que estava ficando neurótica por questionar esse colchãozinho que vem nele... não me parece uma alternativa confortável para o bebê! Sua solução (fazer o colchão) foi fundamental pra minha decisão. Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. @Danielle de Ouro Mamed Fico feliz em ajudá-la a não desistir desse berço tão prático! Um beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá mamães,
    Alguém sabe aí onde se compra ou manda fazer esse colchão de medidas aproximadamente 70x100x15?
    Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
  21. @John Rambo

    Esse é da Ortobom, mas sei que a Ortocrim também faz sob encomenda de tamanho personalizado. Mas pequenas fábricas locais são uma boa para garantir um preço bacana.

    ResponderExcluir
  22. ola bom dia comprei o meu colchao no mercado livre

    ResponderExcluir
  23. @priscila silva Oi, Priscila! Que ótimo, adorei saber disso!!!!! Adoro comprar no mercado livre, vou dar sua dica a outros leitores. Um beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi Talita, lençol você mandou fazer sob medida?

    ResponderExcluir
  25. @Paula Oi, Paula... não são sob medida não. Quase todas as marcas já vendem com tamanho para colchões mais altos, acho que se chama 'americano'.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite!
    Excelente texto. Dicas maravilhosas...
    Gostaria de tirar uma dúvida... As medidas do colchão é exatamente a mesma do berço?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite!
    Excelente texto... Dicas maravilhosas!
    Gostaria de tirar uma dúvida: as medidas do colchão são exatamente iguais ao tamanho no berço? Ou existe alguma margem de diferenças?
    Desde já, obrigada!!

    ResponderExcluir
  28. @Samille ... Considere as medidas internas do berço e terá um colchão apropriado. Se quiser menor, considere apenas 0,5 cm a menos, para que o bebê não prenda bracinho ou perninha no vão.... um abraço.

    ResponderExcluir
  29. olá
    adorei as dicas
    onde mando fazer o colchao?? pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As marcas mais famosas fazem por encomenda, tipo ortocrin, othobom...

      Excluir
  30. Amei as dicas, estou co 42 anos e uma gestação surpresa, já tenho uma flha de 12 anos e nessa gestação quero td mais pratico possivel!!! Obrigadas pelas dicas amei !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada também por me contar sua história... praticidade é sempre bom, Fabiana. Um beijo e muito amor pros seus filhos

      Excluir
  31. Nossa, adorei as dicas. Minha esposa e eu estamos grávidos do Rafael há seis meses, compramos o berço cercado, mas ñ sabíamos o q fazer qto ao colchão e a altura. Vc adiantou muito a nossa vida com essas dicas fantásticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber, Luciano... É por isso mesmo que divulgo. Tão bom quando conseguimos ajudar!

      Excluir
  32. Oi.sou josiane
    Onde vc mandou fazer esse colchão para seu berço. Me manda contato deles.aki Onde morro não encontro ninguém que faça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Ortobom, Josiane! Eles, assim como Ortocrim e outras marcas, também fazem sob medida.

      Excluir
  33. Nossa, ganhei um berço desse da Burigoto e estava apreensiva de usar, mas lendo essa sua resenha, já me senti mais segura e vou mandar fazer o colchão. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula...
      Que sua experiência seja tão boa quanto à minha. Tenho o meu até hoje para hospedar bem meus amigos com seus bebês. O colchão fica excelente!

      Excluir
  34. Ótimas dicas Talita, muito obrigada por ajudar, principalmente as de primeira viagem como eu rs bjssss

    ResponderExcluir
  35. Oi Talita....amei sua dica. Me vejo na mesma situação que você passou e precisou usar o berço.... queria saber que marca é essa amei a cor. E o colchão vou mandar fazer sob encomenda.... obrigada por nos ajudar bjs

    ResponderExcluir

Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante

Pesquisar neste blog