Risoto de filé - simples assim
A gente só não enjoa de risoto porque dá pra variar horrores, rs! E é sempre tão bom que parece a primeira vez. E pra quem gosta de prato único, o risoto de filé resolve a escolha do cardápio. Acho prático, acho lindo e acho que tem um sabor que judia da memória.
Dica para a quantidade de risoto: São 3/4 de xícara de arroz para cada duas pessoas. Use o arroz Carnaroli ou o Arbóreo.
Começamos selando o filé (ou seja, deixe grelhar sem tirar seu suco - retire-o com o interior do bife ainda vermelho):
Para grelhar, apenas suje o fundo da panela de óleo:
Selou dos dois lados, é só retirar e partiu os bifes de filé em tiras:
Voltando ao fogão, precisamos da panela do bife para fazer o risoto sobre a borra da carne e também precisamos de água filtrada fervendo:
Jogamos o arroz arbóreo ou carnaroli para fritar na borra da carne...
Precisamos de um pouco de azeite pra isso:
Depois de frito, um pouco de vinho branco sobre o arroz:
Vamos então ao primeiro cozimento do arroz. Acho uma bobagem a história de risoto escravizar o cozinheiro (tem gente que segue a tradição de mexê-lo o tempo todo - respeito, mas já fiz assim também e não vejo diferença). Então apenas jogo as conchas de água fervida sobre o arroz, mexo um pouco e tampo. Normalmente o arroz cozinha em 3 a 4 águas de 3 a 4 conchas cada.
Já na primeira água de cozimento (caso não esteja usando uma água de caldo de frango ou de legumes natural que já está temperada - se puder faça assim que é mais gostoso, mas se for como eu que quase não tem tempo de planejar o jantar, use e abuse dos cubos de caldo de legumes ou de galinha ou, no caso do meu favorito de galinha com azeite, rs). Uso um caldo para cada 3/4 de xícara de arroz (que dá para duas pessoas). Existem caldos concentrados e líquidos que também são muito bons:
Mexeu, tampou.
Não deixe toda a água secar, reabasteça o risoto com a água fervendo antes que isso aconteça! Mas nunca deixe cozinhar de mais. O risoto tem seu ponto de cozimento ideal que faz toda a diferença!
Nesse risoto, usamos um ingrediente para dar um toque a mais que foi esse creme de 4 queijos com trufas brancas, hummm, um luxo, e como todo luxo, é dispensável! Uma dica legal também é acrescentar fios de azeite trufado (aromatizado).
Então o creme foi junto com a manteiga (uma colher de sopa) para a panela:
Misturamos e...
Acrescentamos uma porção de queijo parmesão ralado na hora:
Mais cogumelos partidos ao meio:
E para finalizar, o filé com muito manjericão:
Que tal uma pimentinha?
Pronto! E temos essa maravilha de risoto de filé tudo de bom:
Ah... minha memória me é importuna agora, rs...
3 comments
Adoro risoto. E esse creme de queijo parece bom.
ResponderExcluirwww.umdiasereichef.blogspot.com
Já fiz algo parecido... mas não tinha nem pensado em fritar o arroz na borra do bife... acho que deve dar um plus no sabor! Vou tentar! bj
ResponderExcluirO que vc sugere para substituir esse creme de queijo trufado?...Poderia ser Cream cheese??
ResponderExcluirTemos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante