DICAS

PRODUTOS PARA A CASA

REFLEXÕES

A melhor forma de cozinhar e descascar ovos de codorna

by - abril 26, 2017

Uma das dicas mais visitadas aqui no blog é a de como descascar ovos de codorna. Hoje vou ensinar a fazer o mesmo, mas mostrando foto a foto do cozimento até o momento de descascar. Alguns segredinhos são fundamentais pra que na hora de retirar a casca e a pele do ovo, você consiga executar sem machucar a clara, sem rachá-la ou cutucá-la.

Você pode colocar os ovos na água fria e levar ao fogo, mas o ideal é que já coloque-os ali com a água bem quente, já que, assim, não é necessário misturar os ovos por tanto tempo quanto vou ensinar abaixo:

Se houver ovinho boiando, como abaixo, é necessário descartá-lo, pois isso significa que há risco do ovo estar contaminado ou estragado:

ESSENCIAL: É necessário misturar circularmente, alterando o lado do movimento de vez em quando para que a gema do ovo fique centralizada até que a clara endureça a ponto de mantê-la no meio. Isso é bom porque se deixamos o ovo cozinhar parado, a gema posiciona-se no ponto mais baixo com pouca camada de clara protegendo-a, o que vai acabar dificultando na hora de descascar os ovos, pois a clara fina em torno da gema é facilmente rasgada. Se os ovinhos forem colocados na água fria, é necessário misturar até que a água ferva. Se forem colocados na água fervendo, misturar por 1 minuto revezando a direção já é suficiente.



Depois de cozidos (deixados na água fervendo por 12 minutos), devemos descascar os ovos ainda mornos. Depois de frios, a casca gruda neles dificultando a eficiência na hora de tirar a pele. Por isso, apenas esfrie os ovinhos em água gelada, mas descasque-os ainda mornos.

OUTRA DICA INDISPENSÁVEL: É fundamental que rolemos os ovos com uma pressão leve das mãos sobre eles contra uma bancada, pois precisamos amassar toda a casca em todo seu entorno, pois só assim para desprendermos do ovo aquela pelinha fina que faz parte da casca e deve ser retirada com ela:

Desse jeito:

Agora sim fica fácil puxar uma parte da casca com a pele junto:

Toda ela se desprenderá facilmente! Veja que é essa pelinha a grande responsável por acabarmos ferindo os ovinhos nesse momento...

Nem sombra da gema, você vê? Ela cozinhou no centro do ovinho e a clara manteve sua camada grossa.

Depois de descascar, basta lavar com água filtrada:

 Diferença de um ovo descascado depois que rolomos ele sobre a bancada e do outro que resolvemos descascar sem fazer isso:


 Agora ficou fácil... fala aí!


Gostou dessa dica? Explore o blog e conheça meus trabalhos em eBooks, vendidos pela Amazon e com link na imagem abaixo!

Obrigada por me acompanhar por aqui!

Um beijo,
Talita.






You May Also Like

3 comments

  1. Olá, conheci seu site há pouco tempo, tenho gostado muito das suas dicas. Adorei os ensinamentos do ovo de codorna. Agora gostaria de saber se poderia nos ensinar a fazer conserva de ovo de codorna, quanto tempo dura na geladeira, essas coisas.

    ResponderExcluir
  2. @Ana Emilia Vou pedir uma aula da minha mãe que já vendeu muita conserva de ovinhos e aí faço o post. Obrigada por acompanhar!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela a dica resolveu meu problema. Foi útil!

    ResponderExcluir

Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante

Pesquisar neste blog