DICAS

PRODUTOS PARA A CASA

REFLEXÕES

Papel higiênico: no vaso sanitário ou no lixo? O que é melhor para o meio ambiente?

by - janeiro 28, 2011

Outro dia, no espaço familiar do shopping, levei minha filha ao banheiro. Minha sogra estava comigo. Enquanto ajudava minha pequena a lavar as mãos, entrou uma das funcionárias do local e inspecionou as cabines. Uma delas, do lado contrário da que minha filha tinha usado, parece que estava com problemas, já que a mulher começou a falar coisas do tipo: "Que absurdo essas pessoas que jogam papel higiênico na privada"... e assim por diante. Ela definitivamente queria nos constranger, parecendo que achava que uma de nós era a responsável pelo entupimento. Aquilo foi me dando uma raiva! Mas não discuto com pessoas assim. Deixo-as em sua ignorância febril, pois não merecem qualquer conversa. Concordei com tudo o que ela disse e fiz questão de sair rapidinho dali, já que minha filha não precisava ficar ouvindo todas aquelas baboseiras intencionais. A moça estava duplamente errada. Primeiro porque estava constrangendo clientes, segundo porque lugar de papel higiênico é no vaso sanitário sim!


O fato que leva alguns lugares a apresentarem avisos pedindo pra jogar o papel no lixo é porque não fazem manutenção de seus vasos sanitários ou não querem fazer um investimento adequado para capacitá-los a funcionar corretamente. Eles não estão preocupados com o meio ambiente. Só pra constar sobre o caso acima, não havia nenhum aviso sobre não jogar papel no vaso. A mulher, ao invés de reclamar da manutenção do shopping ou da escolha errada daqueles vasos sanitários, preferiu reclamar dos clientes.

Sou a favor de se ter uma plaquinha como a de cima em todos os banheiros públicos, já que o impacto ambiental do papel higiênico é menor quando é jogado no vaso, pois será decomposto pelos micro-organismos nas estações de tratamento de esgoto.

Segundo Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente da presidência da Sabesp, "se jogado no lixo, o papel higiênico será destinado aos aterros sanitários, contribuindo para a produção de gás metano e a contaminação do solo". [Retirei essa explicação da revista Minha Casa, de janeiro de 2011].

Quanto à papel higiênico entupir vasos sanitários, é bem possível. Como falei antes, fica claro que quem coloca aviso para não jogar papel no vaso está mais preocupado com seu bolso que com o meio ambiente. Para evitar que o vaso sanitário tenha entupimentos, é necessário escolher bem sua descarga, com força suficiente para levar o papel.

{Essa postagem com certeza gerará discussões sobre o assunto em pauta, já que vivemos num país onde, sabemos, nem tudo funciona como deveria. Mas isso, na minha opinião, não é motivo para justificarmos os erros do poder público. Com toda certeza jogar o papel no lixo para ser levado a aterros sanitários fica mais barato para o governo, mas e o meio ambiente? A postagem está focada nessa questão e dentro desse pensamento, o que gostaríamos é que ampliassem as estações de tratamento de esgoto (mesmo que isso tenha um custo maior) em todas as regiões do país para atender à real demanda que existe, ajudando a preservar o meio ambiente. Algumas questões já foram levantadas nos comentários como dúvidas sobre encanamentos etc. Acredito sim que muitas coisas podem influenciar no entupimento de um vaso sanitário, mas com toda certeza a estrutura de esgotos pública está preparada para receber, além de outras matérias orgânicas, também o papel higiênico. A manutenção dessa estrutura é responsabilidade do poper público, mas a estrutura de nossas casas, prédios, comércios já é responsabilidade do dono. A intenção da postagem, porém, foi apenas dizer que comprovadamente o papel higiênico jogado no vaso sanitário causa menos degradação ao meio ambiente. As questões que envolvem conseguirmos evoluir nesse sentido é assunto interessante, mas que nos caberá mais pesquisas. Quanto aos tipos de papel higiênico, devo lembrar que todos são feitos de celulose, portanto são todos biodegradáveis.}

You May Also Like

44 comments

  1. Oi Talita!
    Fiquei curiosa: em casa também é sempre recomendado jogar no vaso? Não depende do encanamento, essas coisas? Não sei a respeito, mas fiquei me perguntando se não depende da infra-estrutura sanitária do bairro ou da cidade.
    E em apartamentos? Será que funciona? E aqueles que precisamos dar descarga mais de uma vez para irem pela descarga?

    Nossa, esse assunto me encheu de dúvidas, porque o que eu (achava que) sabia era que, no Brasil, em geral o sistema de esgoto não suporta papel higiênico.

    Bom, se souber de alguma coisa me esclareça!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí!
    Precisamos é de mais esclarecimentos, não mais críticas!
    Muito bom o post! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Talita,

    Um post com assunto delicadado, acho que como sou da área, tenho formação em saneamento ambinetal, posso opinar sobre o assunto. Nem sempre a estrutura sanitária tem suporte p/ receber papeis comuns, os papeis que sim pode ser jogados no vaso sanitário sem nenhum problema são os desagradáveis, esses sim irão se degradar com os microorganismos das Estação de Tratamento de Esgoto ...o comum não degrada tão fácil, podendo causar problemas não só nas instalações da sua casa/comércio como na rede coletora de esgoto, causando incrustações.
    Por isso é bom usar produtos desagradáveis, o planeta agradece!
    Agora sobre a postura da funcionaria é uma absurdo, pois vcs não estavam lá p/ ouvir reclamação ainda mas a sua filhinha!

    Tomara que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEGRADÁVEIS, vc quer dizer não é?
      "Desagradáveis" tem outro sentido

      Excluir
  4. Bom dia. Gostei muito do seu post e é muito instrutivo.

    Lendo os comentários fiquei com dúvida, sempre compro papel higiênico com duas folhas ou mais e sempre os jogo no vaso sanitário, nunca deu qualquer problema, mas o que são os papéis desagradáveis? Seria degradável, é isso?

    Quando fui aos Estados Unidos pela primeira vez percebi que os americanos jogavam o papel no vaso. Ao voltar ao Brasil pensei: se eles fazem e não têm problemas com isso, farei aqui também e, desde então, tenho jogado o papel no vaso. O que me irrita tremendamente é que, quando vamos a algum estabelecimento que tenta implantar este pensamento, as pessoas jogam o papel num cantinho do banheiro no chão. Acho isso o cúmulo da falta de bom senso. Além disso, quando usamos banheiros em aviões em vôos internacionais, os brasileiros jogam o papel usado na gavetinha de absorventes oferecidos pela companhia.... isso me deixa tão irritada que é melhor nem continuar a falar.

    De qualquer forma, o meio ambiente agradece a iniciativa de publicar este post com um assunto tão importante, além de interessante.

    Super abraço

    ResponderExcluir
  5. Olha só, que post interessante! Jamais pensei sobre isso, aliás nem sabia que era possível ser "politicamente correto" jogar papel no vaso sanitário. E lendo os comentários vi que existem opiniões distintas sobre o assunto, então, mais um na minha listinha de assuntos a serem pesquisados.

    ResponderExcluir
  6. Pois bem... eu nao sabia que jogar papel higienico no vaso é uma açao muito melhor a jogar no lixo, mas eu achei super errado da parte da mulher que ficava falando intecionalmente sobre o fato de jogar papel no vaso... eu tbm acho que se isso for realmente o certo, deveria ter uma plaquinha e msm q o lugar nao concorde com isso, tbm deveria ter uma plaquinha "jogar papel no lixo!" Mass infelismente esse nosso pais nem sempre concorda conosco nao é msm ?
    Bem fez vc e sua filha que nao retrucaram oq a mulher estava falando e sairam logo do local.. parbens !!

    beijos me segue tbm !
    julialimablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu penso que essa é um assunto bastante inusitado, as coisas tem que ser vista em prol de uma melhor convivencia com o meio ambiente e se joga o papel no vaso é melhor, pois então que seja... Change Feelings

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Amiga,
    Somente papeis biogradaveis devem ser jogados no vaso sanitario.
    Os papeis comuns devem ser jogados no lixo, pois eles podem causar um grande trasntorno caso acumulem na rede pública.
    Aqui na nossa empresa o papel é biodegradavel, e sim é permitido jogar no vaso, caso contrario não.
    Beijos no coração.
    Madri

    ResponderExcluir
  11. Sabe que um tempo atrás estava eu e uma amiga discutindo isso, mas aqui no Brasil ninguém tem costume de jogar no vaso, os papéis muitas vezes demoram para se dissolverem o que acaba causando entopimento, porém há papéis próprios para isso, que se desintegram facilmente quando em contato com a àgua, e seria uma opção mais sustentável para nosso planeta =) Beijos, adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ivânia,
    Obrigada.

    Oi, Nani,
    O sistema de esgoto suporta o papel higiênico, o que acontece é que não é em todas as cidades que há um correto e total tratamento da matéria orgânica presente na água e aí o papel higiênico é o de menos nisso tudo. O mercado é esperto e usam o nome 'biodegradável' para alguns papéis higiênicos na tentativa de vender mais. É apenas mais um apelo comercial. Mas há muito para procurarmos nos informar sobre tudo isso, não é?

    Oi, Ana,
    A crítica da moça só foi feia demais porque quis constranger a mim, minha sogra e minha filha, sendo que não tínhamos nada a ver com o problema que ela teria que resolver. Se fosse uma conversa, poderíamos ter resultado em algo de construtivo, né? Obrigada pelo recadinho.

    Oi, Bibi,
    Acho que sem querer digitou a palavra errada, né? O que você na verdade quis dizer foi papéis degradáveis, correto? Porém, preciso aqui lembrá-la que todo papel higiênico é feito de celulose e nesse sentido são todos biodegradáveis. O que acontece realmente é que uns levam mais produtos químicos para ficarem branquinhos e isso pode sim dificultar um pouquinho sua degradação, mas o tratamento das estações de esgoto teoricamente deveriam ser eficientes pra qualquer tipo de papel higiênico, afinal este é um dos menores problemas em termos de matéria orgânica na água.
    Fiz uma ressalva ao final da postagem, onde acrescentei informações importantes sobre as questões que levantou, mas acho que ainda temos muito que pesquisar e aprender. Mas uma coisa é certa: papel higiênico causa menos danos ao meio ambiente se jogado no vaso sanitário.

    Olá, smpgrandi,
    Você nos deixou um comentário super construtivo, obrigada. Quem nos dera um sistema de tratamento de esgotos tão organizado e eficiente como dos EUA, né? Mas acredito que basta a população começar a se conscientizar para que o poder público tenha que fazer mais investimentos para atender a demanda de tratamento de esgoto. Os papéis tem diferença sim, pelo que sei, mas uns só levam um tempinho mínimo a mais para degradarem com os produtos jogados na água nas estações de esgoto, com relação aos outros. Na prática, não faz diferença. Quanto às atitudes das pessoas para não jogar papel no vaso, é mesmo terrível, mas o nosso consolo é que sabemos que talvez elas tenham medo de jogar, por ignorância mesmo, mas dá uma raiva, né? Se não tem lixeira, qual a lógica, rs?

    Oi, Karin,
    Comprovadamente o papel higiênico jogado no vaso sanitário é melhor para o meio ambiente, mas todas as questões que isso envolve nos faz com certeza ir em busca de mais informações e com isso, quem sabe, um dia teremos um país mais consciente, né?

    ResponderExcluir
  13. Oi, Júlia,
    Acho que o Brasil não tem uma cultura de conscientização da população nem para as grandes 'causas' que dirá para as pequenas e o próprio povo 'não tá nem aí' pra muita coisa, mas realmente é com plaquinhas assim que a população começará a se acostumar e a demandar melhoras do sistema sanitário ao poder público.


    Oi, Alessandra,
    Realmente é melhor para o meio ambiente, basta-nos apenas cobrarmos a eficiência de tratamento adequado do esgoto ao poder público. O fato é que essas coisas no Brasil costumam acontecer apenas quando há um problema iminente e nesse caso, só aumentando a demanda por tratamento adequado.

    Oi, Maria,
    Essa é uma questão nova, sabia? Há poucos anos você via nas prateleiras dos supermercados algum papel com o apelo biodegradável? Não. Isso porque isso é uma jogada de marketing para aumentar as vendas de alguns num momento em que todo o mundo começa a se preocupar mais com o meio ambiente. O fato é que qualquer papel higiênico é biodegradável, já que são todos feitos de celulose. Existem sim diferenças entre eles. Os mais branquinhos sofreram ação de mais produtos químicos e com isso podem sim dificultar (mas nada que um bom tratamento de esgoto não seja capaz de resolver) sua degradação. Na prática não faz muita diferença. Mas ainda temos que nos informar bastante sobre tudo isso, né?


    Beijos e obrigada a todas pela troca maravilhosa de ideias nessa postagem,

    Talita.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carolina (blog Batom),
    Realmente existem papéis higiênicos com esse apelo, mas pelo que eu me informei, eles são apenas um apelo comercial. São mais fáceis de degradarem sim, mas na prática a diferença é pouca. E sua degradação só será possível totalmente nas estações de esgoto ao ser tratados com os produtos que usam lá para eliminar a matéria orgânica da água, assim como os outros papéis higiênicos comuns. O que causa entupimento na maioria das vezes é falta de força na descarga, vaso sanitário com formato inapropriado, entre outras coisas que fazem o papel agarrar antes de chegar na tubulação de esgoto. E deve mesmo ser impressionante para nós a conscientização da população de países de primeiro mundo, né? Obrigada pela colaboração. Esse assunto realmente é super importante e sobre o qual devemos pesquisar mais e procurar aprender mais ainda. Também tenho muitas dúvidas.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  15. Oi Talita!
    Moro no Japão há quase 5 anos e aqui joga-se o papel higiênico na privada mesmo.
    Mas quando chegamos aqui no Japão vindos do Brasil, logo perguntaram se tínhamos trazido papel higiênico de lá e disseram ainda que é terminantemente PROIBIDO jogar o papel higiênico brasileiro na privada! Isso porque a velocidade com que o papel brasileiro se desintegra é bem mais lenta que o papel produzido aqui no Japão, por isso se usado aqui trará certamente entupimentos.
    Concordo com vc que é infinitamente melhor e muito mais higiênico jogarmos o papel na privada, mas será que as empresas deste setor estão com seus produtos preparados para esta realidade?
    Adoro o Dona Perfeitinha!

    beijokas

    ResponderExcluir
  16. Te confesso que a primeira vez que vi um aviso para jogar o papel no vaso me surpreendi, mas trabalhava em uma empresa que tinha responsabilidade ambiental e levava isto mto a serio, e dava aos funcionarios o exemplo... o problema, é que qdo estava em outros lugares acabava querendo fazer o mesmo mecanicamente hehhe... mas parece que deve haver mesmo alguma adaptacao, pq la o papel ia diretinho e em outros vasos pode ficar boiando memso depois da descarga... ai vc vai demorar mais dando descarga, o bendito papel nao vai.. e lá vai nossa preciosa agua pelo esgoto!
    Este é com certeza um assunto para ser discutido e conhecido pelas pessoas... parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Angel,
    De tudo que me informei, o papel com apelo biodegradável não é muito diferente dos outros não. Mas no Japão tudo funciona bem nos tratamentos de esgoto e aqui não. Talvez a fama ruim do nosso papel higiênico seja em decorrência do fato que por aqui ninguém se preocupa muito em fazer uma correta instalação sanitária em suas casas e com isso acabam preferindo jogar o papel no lixo. Mas pelo que sei isso é só fama pela cultura do brasileiro em jogar papel na lixeira, parece que o papel mesmo o mais branquinho que dificulta a degradação pelos processos químicos por que passou, mesmo esse é degradado totalmente pelos micro-organismos nas estações de esgoto e o tempo que isso leva parece que não faz muita diferença na prática não. Mas isso foi o que me informei. Ainda temos que nos informar mais a respeito. Tenho muitas dúvidas. Adoro o seu bloguito também e seu comentário foi bastante enriquecedor, obrigada por dividir com a gente suas experiências.

    Oi, Drika,
    Isso tudo porque o brasileiro não quer investir em instalações ideais em suas casas, comércios, etc. Temos primeiro que nos conscientizar que isso é preciso se quisermos causar menos danos ao meio ambiente, principalmente também no que diz respeito a gastar menos água. O sistema de esgotos teoricamente está preparado para receber, o fato é que os vasos sanitários em parte não estão.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  18. Oi Talita,

    Normalmente, fora de casa, eu jogo no vaso sanitário, mesmo que tenha aviso porque tenho nojo de tocar em cestos que raramente estão com o pedal funcionando (tá, faço errado, mas não me sinto tão culpada, já que não me dão condições higiênicas de fazer o mais certo).

    A Madri falou dos papéis biodegradáveis e acho que é essa a questão pros vasos sanitários. Há algum tempo trabalhei em um evento num hotel bem chique daqui de Foz e nos banheiros o pedido é que se jogue o lixo ali mesmo, com exceção dos absorventes. Achei perfeito!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sheila,
    O mais certo é como você faz mesmo... jogar no vaso sanitário! Qualquer papel higiênico é biodegradável. O apelo comercial de alguns realmente tem fundamento por serem mais fáceis de degradar com os micro-organismos nas estações de tratamento de esgoto, mas qualquer um será totalmente eliminado com o tratamento. Mas é só papel higiênico mesmo, né? A gente vê cada coisa em banheiro público que realmente temos que ter nojo, rs.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  20. Certo certo, mas a descarga com mais força pra evitar entupimentos não exigiria uma quantidade maior de agua para gerar a força necessária? E gastando uma quantidade maior de água também não estaríamos causando um pouco mais de danos ao meio ambiente? Será que a solução não estaria no tamanho da saída da privata ao invés da força da descarga?

    ResponderExcluir
  21. Oi, Naty,
    Pelo que sei, não necessariamente uma força maior exige maior volume de água, tem mais a ver com o impulso dela mesmo, mas concordo que há privadas com formatos mais favoráveis ao fluxo e que outra saída para esses problemas seria o reaproveitamento direto da água do banho e da pia para as descargas, mas mais uma vez isso que é ecologicamente mais correto exige gastos maiores.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  22. Na empresa que trabalho tem banheiros que tem cestos para colocar os papeis usados e banheiros que os papeis são jogados diretamente na privada. Nestes ultimos, sempre tem privada entupida.

    ResponderExcluir
  23. Desculpas, sabe correção automática, pois acabou alterando a palavra e colocando uma nada haver ... quis disser Papeis Biodegradavéis.

    ResponderExcluir
  24. Olá Talita! Adorei todas suas explicações. Já tenho o hábito de jogar o papel no vaso e meu marido sempre diz que estou errada qdo falo sobre isso, mas agora vou ter as informações corretas para passar pra ele, que talvez por preguiça nunca tenha me interessado em saber certinho e defender o meio ambiente e o meu hábito que ele chama de " mau hábito"
    Bjs!! Obrigada!!! Valéria

    ResponderExcluir
  25. Olá Talita! Adorei todas suas explicações. Já tenho o hábito de jogar o papel no vaso e meu marido sempre diz que estou errada qdo falo sobre isso, mas agora vou ter as informações corretas para passar pra ele, que talvez por preguiça nunca tenha me interessado em saber certinho e defender o meio ambiente e o meu hábito que ele chama de " mau hábito"
    Bjs!! Obrigada!!! Valéria

    ResponderExcluir
  26. Bem interessante a informação...Só fico pensando se não iria demandar uma maior quantidade de água para eliminar o papel em apenas uma descarga.

    Bjs

    *Adoro o seu blog!

    ResponderExcluir
  27. Gostei do poste, o que gera troca de ideias é sempre valido!! abraço.

    ResponderExcluir
  28. Gostei do poste, o que gera troca de ideias é sempre valido!! abraço.

    ResponderExcluir
  29. Gostei do poste, o que gera troca de ideias é sempre valido!! abraço.

    ResponderExcluir
  30. Gostei do poste, o que gera troca de ideias é sempre valido!! abraço.

    ResponderExcluir
  31. Oi Talita, vc é o máximo....
    Há alguns anos me mudei para os EUA, e me surpreendi porque lá não há lixeiras em todos os banheiros, ou seja, eles jogam o papel direto no vaso sanitário. A partir daí adquirimos esse hábito tbm, eu e meu marido, que diga-se de passagem é bem mais higiênico. Quando abro a lixeirinha do banheiro de alguém pra jogar fora algo e vejo um papel sujo de coco, quase vomito, além do insuportável mau cheiro é muito nojento!!!
    Mas confesso que nunca tinha parado para pensar no meio ambiente, e olha que sou super conscientizada sobre o assunto. Não sabia que o tratamento do esgoto ajudaria a decompor o papel, aliás, achava que estava fazendo mal ao ambiente. Com certeza toda essa quantidade de papel indo parar em aterros sanitários ou apenas nos lixões do interior do país não estará contribuindo para a conservação do meio ambiente.
    Mas que eu tenho o maior receio de jogar papel no vaso sanitário da casa dos outros eu tenho, e se entupir? A força de algumas descargas não ajuda a eliminar o papel né!
    Obrigada por falar sobre esse tipo de assunto!! É por isso que adoro seu blog!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  32. Ah esqueci de falar que já estou de volta ao Brasil.

    ResponderExcluir
  33. Concordo que ficar mantendo papel higiênico usado num cesto não é nada higiênico. Eu gostaria bastante de adotar aqui em casa o hábito de jogar ph no vaso mas em um prédio de mais de 30 anos, impossível. Troquei a bacia por uma de fluxo econômico e essa é a minha única cooperação (ela ainda não suporta os papéis). Até lenço de papel entope. Acho que esse assunto é igual ao das tomadas: não há padrão, não há determinação do poder público que faça um proprietário atualizar as instalações hidráulicas. nem sequer existe 1005 de coleta de esgoto doméstico em São Paulo!
    Pena, perde a cidade, perde o planeta.

    ResponderExcluir
  34. Equipe Linkes,
    E isso acontece mesmo. O papel entope privadas por vários motivos e apenas acho que falta a muitos se conscientizarem que é importante investir em privadas funcionais e encanamentos adequados ajudando assim o sistema todo a funcionar adequadamente e preservar mais o meio ambiente.

    Oi, Bibi,
    Não tem problema. E os assuntos que levantou foram muito relevantes, obrigada.

    Oi, Valéria,
    Acho que ele vai gostar de saber disso, já que talvez a linha de pensamento dele só estivesse equivocada justamente por falta de uma análise sobre o porquê de grande parte da população de primeiros mundos jogarem papel no vaso sanitário.

    Oi, Fernanda,
    Comentei isso também em outra resposta... fica complicado pesarmos o que é pior para o meio ambiente... se gastar mais água que vai pro esgoto ou se jogar papel no meio ambiente, mas quanto à descarga, não é necessário mais água para fazer o papel descer adequadamente, pelo contrário... é necessário apenas uma privada e encanamento eficientes que com um mínimo de água funcionem como se deve.

    Oi, Mirela,
    Que bom que gostou;

    Oi, Drika,
    Fico feliz e espero que esteja muito feliz também em estar de volta ao Brasil. E obrigada pelo depoimento, adorei saber disso. E quanto à casa dos outros... acho que todos nós temos receio... eu costumo fazer um teste antes, rs.

    Oi, Ana,
    Realmente esse assunto é sem padrão. Por mais que queiramos a melhor privada, precisamos correr atrás de muitas informações e se ainda não a vemos funcionando ficamos na dúvida... mas já morei em apartamento com a privada ecológica e pra gente sempre funcionou muito bem. E aí pode ser da marca ou da instalação ou mesmo do encanamento. É tão complicado...

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  35. Achei muito bom o tema, pois como outros, não tinha parado para pensar o porquê jogo o papel higiênico no cesto de lixo.

    Mas independente disso, para quando o entupimento ocorrer, achei uma dica sensacional de como desentupir o vaso sanitário de maneira simples e sem sujeira. Vejam o link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=sdmI0Yu-HGM

    Espero ter contribuído. Até+

    ResponderExcluir
  36. Estava escrevendo sobre o assunto no meu blog e resolvi dar uma googlada, gostei do seu texto e vou te citar dando o devido crédito, ok?

    ResponderExcluir
  37. Embora beeem atrasado em relação ao teu post, viajando pela Suíça e Alemanha, me chamou atenção o fato de que aqui, se coloca o papel no vaso sanitário. Já no Brasil, principalmente na minha realidade, se fizermos isso, o encanamento/ fossa entope por absoluta falta de tratamento de esgoto, sem falar na que corre junto com o esgoto pluvial!!!
    Parabéns pela abordagem de um tema que, aparentemente, seria insignificante.

    ResponderExcluir
  38. Poxa, eu até entendo os países desenvolvidos usarem esse método de jogar o papel higiênico no vaso sanitário, mas não é em qualquer lugar que você pode fazer isso apenas porque é o certo.
    Você precisa saber se o encanamento deste local é adequada a esse procedimento, pois se não, você causará um entupimento no local totalmente desnecessário, já que sabemos que n Brasil não é esse o usual, infelizmente.
    O papel jogado no vaso, ainda mais os papeis higienicos aqui do Brasil, eles não são totalmente degradados, parte deles é retirada na estação de tratamento e vai para aterros sanitários como material sólido, as únicas diferenças é que vão em menor quantidade e não são envolvidos por nenhum tipo de embalagem plástica.

    No mais, se você souber que o encanamento do local (comércio ou residencia e também a rede coletora do esgoto desta região) é apropriado para isso, vá em frente!

    O mais correto mesmo é não descutir e usar um papel higienico biodegradável.

    Lindo blog, beijos.

    ResponderExcluir
  39. Finalmente encontrei uma pessoa com a mesma preocupação.Sempre joguei papel higiênico no vaso, desde que o mesmo fosse adequado.Há vasos que não comportam essa medida.
    Depende da quantidade de agua, da pressão do fluxo, da configuração do vaso.Há algumas marcas que constatei que possuem essa preocupação de gerar jatos que varrem toda bacia de cima para baixo e outro que geram fluxos circulares lavando a bacia e finalmente succionando toda carga. Infelizmente, existem algumas marcas que não possuem essas caracteristicas podendo levar ao entupimento. Sou totalmente contra jogar o papel na lixeira que deixam á mostra toda nojeira.

    ResponderExcluir
  40. @Takiji Olá, Takiji... Que bom que nos trouxe através dos comentários informações importantes. À essa época da minha postagem, pouco achei em pesquisa a respeito, mas já há algum tempo entendo que há encanamentos que não dão conta do recado. Vamos usar mais papéis biodegradáveis e respeitarmos o pedido de não jogarmos papel no vaso sanitário. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  41. O lugar certo de jogar papel higiênico é no vaso sanitário. Independente da rua de sua casa ter ou não tratamento de esgoto. Se tiver, ótimo, o papel vai receber o mesmo tratamento de toda a rede de esgoto. Se não tiver, bom do mesmo jeito, porque o papel vai receber o tratamento do esgoto que existe em sua casa, ou prédio, tanto faz, que nesse caso será destinado à fossa séptica e na sequência ao sumidouro. O único inconveniente do procedimento é se a instalação da sua casa tiver sido feita de modo errado, fora da norma, e entupir localmente, na privada. Se isso acontecer será uma boa ocasião para consertar isso, chamando um técnico para refazer corretamente a instalação.
    Sou arquiteto urbanista, cuja formação inclui conhecimento e estudo de instalações sanitárias, além de ter por dois anos fiscalizado a manutenção de rede coletora, elevatórias e estação de tratamento de esgotos de uma pequena cidade do Estado de São Paulo. Sei o que estou dizendo. Chega de acumular fezes ao lado do vaso. Chega de alguém ter de recolher suas fezes do cestinho. O ambiente, de um modo geral, agradece.

    ResponderExcluir
  42. @Anônimo Rsss, obrigada por trazer-nos mais pontuações a favor do papel no vaso sanitário. Um abraço!

    ResponderExcluir

Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante

Pesquisar neste blog