Os tipos de garrafas de vinho - por que existem diferentes tipos e qual copo é o ideal para cada uma?
São três os tipos mais comuns de garrafas de vinho, o Bordeaux, o Borgonha e o de Espumante. A não ser pelo formato da garrafa do espumante, as outras duas não influenciam o vinho. Os produtores gostam de usar garrafas diferentes apenas para diferenciar o vinho que cada uma delas carrega.
Abaixo, está o modelo da garrafa Bordeaux que é a mais comum, já que os produtores a usam para todos os tipos de vinho exeto os Chardonnay e Pinot Noir. Por isso é ela a que vemos em maior número, para vinhos de uvas como a Cabernet Sauvignon e a Merlot, por exemplo, que são provenientes da região de Bordeaux, daí o nome da garrafa. O formato do copo mais apropriado para esses tipos de vinhos que vem nesse tipo de garrafa, é o copo de mesmo nome da garrafa, Bordeaux, da imagem abaixo:
Já a garrafa Borgonha é essa abaixo e ela é usada apenas para vinhos Chardonnay ou Pinot Noir, da região de Borgonha. Seu formato é mais alongado que da garrafa de vinhos Bordeaux, e o copo mais apropriado para tomar vinhos desse tipo de garrafa é o copo de mesmo nome, Borgonha, que também aparece na imagem abaixo:
E a garrafa de espumante é a única que realmente influencia o vinho, feita especialmente para manter o espumante 'espumante', rs. O formato é o mais conhecido, assim como a taça apropriada para tomá-lo.
Para quem quiser conhecer melhor sobre os tipos de copos para vinhos, veja essa postagem aqui.
O que achou sobre os vinhos terem tipos diferentes de garrafas? Eu acho ótimo isso, pois é um truque para reconhecermos qual copo usar afinal, rs.
1 comments
Oie flor! eu sempre me confundo com os copos! Adorei o post!
ResponderExcluirBjo bjo querida =D
Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante