DICAS

PRODUTOS PARA A CASA

REFLEXÕES

Naked Cake de castanha do pará - o mais saboroso!

by - outubro 22, 2014

Sinto um orgulho especial da receita da massa desse bolo porque foi uma adaptação que eu fiz de uma receitinha que peguei na internet, mas que não confiei muito, porém sabia que tinha potencial. E como! Fiz pequenas mudanças: coloquei menos manteiga e menos açúcar do que mandava, substituí um ingrediente por iogurte natural com mel e estava determinada a receita que veio surpreender o paladar de amigos e de todos daqui de casa. Posso dizer, sem modéstia, que é a melhor massa de bolo que já fiz. 

E um bolo de manteiga e castanha do pará é mesmo poderoso, não é pra ser feito toda semana, mas de vez em quando vai ser muito bem vindo ao paladar de todos. E o bolo simples pode ser servido com sorvete pra sobremesa do jantar ou com café no lanche da tarde.

E se quiser incrementar e se dedicar a fazer um naked cake com a massa desse bolo, você vai arrasar! É simplesmente uma combinação perfeita a receita que vou postar abaixo:

Unte uma fôrma de fundo removível com bastante manteiga (de 25 cm de diâmetro), usando um papel toalha:

Enfarinhe:

Em uma batedeira, adicione 200g de manteiga; 1 e 1/4 de xícara de açúcar; 1 pote pequeno de iogurte natural com mel; 2 ovos em temperatura ambiente (mas adicione apenas um ovo na primeira batida; acrescente o segundo ovo apenas depois de todos os ingredientes terem se misturado):

O ingrediente principal desse bolo, a castanha do pará (separe 1 xícara de castanhas):

É preciso processá-las. Eu gosto de usar um mini processador:

Em uma vasilha à parte, peneire 2 xícaras de chá de farinha de trigo e junte à ela 1 colher de sopa de fermento químico + 1/2 colher de chá de sal:

E, então, vire o conteúdo da batedeira e misture bem:


Acrescente as castanhas do pará trituradas:

Misture bem e vire na fôrma untada e enfarinhada:


Leve ao forno pré-aquecido (já por 15 minutos) à 180oC e deixe lá, sem abrir, por pelo menos 45 minutos. O tempo para assar vai variar de forno pra forno. Aqui em casa leva quase 1 hora! Como tem bastante manteiga na massa, só abra o forno e fure o bolo com um palito para testar o cozimento a partir de 45 minutos de forno, ok?

Depois de finalmente assado, deixe esfriar e retire a lateral da fôrma:

Que lindo! E delicioso assim mesmo purinho... hummmm!!!!!!

Mas o que vamos fazer hoje é transformar esse bolo num Naked Cake. Vou dividí-lo em 3 partes, usando uma linha, um fio de naylon ou mesmo um fio dental:


Serão 2 tipos de recheios: o primeiro é um brigadeiro de chocolate branco (feito com 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, 170g - uma embalagem grande - de chocolate branco e 200ml de creme de leite):


O segundo, é um brigadeiro de chocolate preto. A receita apenas substitui o chocolate branco pelo preto. No caso desse Naked Cake, fiz apenas metade da receita do brigadeiro de chocolate preto (usei 1/2 lata de leite condensado + 1/2 colher de sopa de manteiga + 85g de chocolate meio amargo + 100ml de creme de leite):

Reservei os recheios para a montagem:

Uma fatia do bolo sobre o qual colocamos o brigadeiro branco e distribuímos os melhores morangos inteiros ou pela metade em toda a borda, deixando-os transbordar pra fora sobre o recheio:

No meio, corto os morangos em fatias:

Coloco a segunda fatia do bolo e, na borda, uso todo o brigadeiro preto, sobre o qual distribuo mirtilos transbordando pra fora sobre o recheio:

Ainda nessa camada, mesclo mais brigadeiro branco, intercalando as laterais dos mirtilos para dar um efeito preto e branco:

Sobre o brigadeiro preto, mirtilos. Sobre o brigadeiro branco, morangos!

A ideia é deixar as frutas e recheios aparentes em toda a borda:

No topo do bolo, vire o restante do brigadeiro branco (como fazendo um círculo dele no meio da massa) e sobre ele, morangos e muitos mirtilos que vão dar a beleza:

E, pra finalizar, dando um aspecto 'nevado' ao naked cake, peneire um pouco de açúcar refinado por cima... pronto! Esse naked cake com massa de castanha do pará é algo que vale a trabalheira que dá... Não é bom; é bom demais!


Espero que façam... é delicioso!








Já conhece meu eBook de cardápios de almoço? "O que vai ter pro almoço hoje? 40 cardápios de almoço que vão facilitar a sua vida (com lista de compras semanal)".

O download é gratuito. CLICA AQUI





O donaperfeitinha.com também está nas redes sociais, com novidades diferentes por lá também:







E a gente se vê e se lê!


You May Also Like

2 comments

  1. Olá,

    Ficou lindo demais, imagino o quanto ficou bom também! Eu quero fazer esse bolo, porém não tenho uma assadeira funda o bastante para cortar o bolo em 3 camadas depois, e o medo do bolo ficar fofo demais e não da para cortar...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você postou essa receita, fiquei curiosa quando vi a primeira foto do naked cake no instagram. Um dia ainda faço :)

    ResponderExcluir

Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante

Pesquisar neste blog