Como tirar o cheiro da garrafa de café - Testei várias técnicas e descobri a forma mais eficiente!
Quando usamos uma garrafa térmica para o café, não dá para usá-la depois para o chá ou a água quente. Isso acontece porque o café uma vez presente na garrafa, deixará resíduos que influenciarão no gosto e no cheiro do outro líquido ali disposto.
Mas há como recuperarmos a garrafa, deixando-a cheirando a nova!
Os truques mais comuns, ensinados na internet, são o do bicarbonato de sódio e o do sal.
Porém, como sei da eficiência do vinagre nas questões de odores, resolvi testá-lo também na garrafa!
Como se tratava de um teste, etiquetei as garrafas (todas muito usadas com café e com a ampola interna já escurecida por ele):
Não usei água quente para o molho, apenas água diretamente da torneira...
Água e o produto diluido, deixados por duas horas em cada uma das garrafas. As tampas deixei no mesmo molho da garrafa, porém, em recipientes a parte.
A primeira garrafa está com bicarbonato (2 colheres de sopa), a segunda com vinagre (1/3 de xícara de vinagre), a terceira com sal (2 colheres de sopa). Dissolvi em água e deixei até ultrapassar a linha da ampola da garrafa.
Destaque para o nível da água da garrafa com vinagre e da garrafa com sal. A garrafa com bicarbonato, deixei tampada para que o cheiro do tubo de condução da água também sofresse a reação do produto.
Depois lavei as garrafas com água e detergente neutro...
Por fim, escaldei todas as garrafas com água quente.
Isso fez com que os resíduos escuros do café se soltassem com a água quente. Fiz o procedimento 3 vezes até a ampola interna está limpinha.
Para lavar a tampa da garrafa de apertar, joquei água quente direto em seu tubo de passagem do café.
O resultado desses testes não me surpreendeu. Como eu já esperava, o processo de molho com sal não funcionou:
Isso me fez repetir o molho daquela garrafa com o próprio sal, mas dessa vez com água fervente. Deixei a noite toda de molho, mas a garrafa continuou com cheiro e passando gosto pra água quente.
Aí, resolvi limpá-la com vinagre que, dentre todas as técnicas, ganha em praticidade e custo. Todas as garrafas ficaram como novas para serem usadas com água quente ou com chá já pronto.
Não passo sem vários chazinhos... Aceita unzinho?
5 comments
ai ótimo! tambem fiz o teste do sal e nao adiantou NADAAA... Agora estava na duvida entre o bicarbonato e o vinagre.
ResponderExcluirvou tentar com vinagre hoje de novo entao.
Muito obrigada!!
Deu certo Sofia?
ExcluirQUE TIPO DE VINAGRE < A VARIOS NO MERCADO
ResponderExcluirQue tipo de vinagre ?
ResponderExcluirOlá, estou com uma garrafa com gosto de perfume, graças a meu esposo que fez o café e pegou no coador de pano e tinha acabado de colocar perfume, daí o café teve que ser jogado fora e a garrafa continua com o gosto de perfume.
ResponderExcluirGostaria de saber se é vinagre de álcool ou de maçã.
Obrigada
Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante