Como fazer conserva de pimenta
A conserva de pimenta caseira pode ser feita com vinagre ou azeite. A que é feita com vinagre é a mais demandada, já que o ardor da pimenta é mais brando e o sabor mais agradável. Para conservas de pimenta fortes, usa-se apenas azeite. Quanto mais antiga a conserva de pimenta, mais ardente.
Uma preocupação relevante quando produzimos qualquer tipo de conserva é tomarmos alguns cuidados que evitam a contaminação do recipiente ou do produto a ser conservado. Das contaminações, a mais grave, sem dúvida, é a da bactéria causadora do botulismo, portanto, nunca faça uma conserva sem tomar os cuidados de higienização adequados:
1 - É necessário que o vidro a ser utilizado para a conserva de pimenta seja antes fervido por 10 minutos e retirado da água com pinça, secando sem contato do interior com qualquer superfície. Isso é essencial para matar qualquer bactéria que porventura esteja no vidro:
2 - Depois de lavadas as pimentas, deve ser feito seu branqueamento que consiste em levar as pimentas à água filtrada fervente (não use a mesma água em que ferveu o vidro!) por 30 segundos ou 1 minuto:
3 - Depois de 30 segundos na água fervente, devemos mergulhar as pimentas em recipiente com gelo imediatamente:
4 - Sobre uma toalha limpa e seca, colocamos as pimentas após seu resfriamento e, com um palito, espetamos as pimentas ao longo de sua extensão, 3 a 4 furos por pimenta já são suficientes.
5 - Em seguida, colocamos as pimentas no vidro que foi previamente fervido:
6 - E acrescentamos o vinagre (ou azeite) até que todas as pimentas estejam cobertas. Os furos feitos servirão para que as pimentas não boiem e, portanto, aos poucos, a pimenta vai enchendo-se do líquido e afundando:
Pronto! É possível manter a conserva fora da geladeira, não deixando nunca as pimentas descobertas de vinagre. Quando o nível do vinagre for baixando, basta ir acrescentando mais. Porém, conservas de vinagre eu gosto de manter na geladeira. As de azeite não dão certo geladas, pois o óleo gelado fica pastoso e feio.
10 comments
Gostei das dicas! Suas conservas duram quanto tempo em média? Vc faz com vários tipos de pimenta juntos?
ResponderExcluirOi, Rafael...
ExcluirSim, pode misturar as pimentas...
A durabilidade da conserva vai depender se estarão sempre submersas no vinagre/óleo. É essencial observar se não há formação de bolor, mas evitar que as pimentas fiquem para fora do líquido é garantia para que dure mais. Os vendedores desses produtos artesanais colocam uma média de 8 meses de durabilidade.
Pode misturar vinagre com o azeite?
ResponderExcluirSim, você pode! Mas como eles não se misturam, não fica um líquido bonito.
ExcluirEsta receita é para usar as pimentas ou o caldo como tempero?
ResponderExcluirVocê pode usar os dois, mas só o caldo já ficará bem apimentado...
ExcluirPode colocar vinagre e óleo juntos?
ResponderExcluirPode, mas fica feio, pois eles não se misturam...
ExcluirBom dia, existe algum segredo para ela ficar mais ardida, ou somente com o tempo que ela vai ficando?
ResponderExcluirPesquise sobre os tipos de pimenta, Dario. Há alguns mais ardidos. E o que falei no post. No óleo, a conserva fica bem mais apimentada.
ExcluirTemos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante