Você já se sentiu enganado? Emissão da nota fiscal!
Hoje fui comprar macadâmias numa nova loja de produtos naturais da minha cidade. Loja linda, com ótimos produtos, atendimento impecável até o momento do pagamento.
Me passaram à frente de uma moça para que meu pagamento de um único produto fosse agilizado. Enquanto eu pagava a uma atendente, o atendente do caixa registrava a compra da outra cliente, deixando o meu produto para ser registrado após o pagamento.
'Tudo bem, obrigada', eu disse; 'porém, preciso da nota fiscal e vou aguardar de qualquer maneira'.
Aguardei.
A moça fez seu pagamento, agradeceu e se foi com suas compras.
O atendente registrou meu pedido, imprimiu o que pensei que fosse a nota fiscal.
Ele ia colocar o papel impresso junto ao produto na sacola da minha macadâmia, mas pedi a nota; a recebi em mãos e agradeci.
Porém, ao olhar para o papel, lá dizia: 'cupom não fiscal'. Voltei a dizer que esperava pela nota fiscal. A mulher falou que teria que fazer a nota à mão com meu nome.
Pensei: 'Que faça, então! Estou esperando pela nota fiscal'. Porém, não transmiti a ela meu pensamento, eu já havia pedido a nota duas vezes, não ia repetir isso. Apenas olhei pra ela e aguardei. Ela aguardava eu dizer alguma coisa e eu aguardava que ela fizesse minha nota fiscal e a me entregasse.
Quando percebi que nem ela e nem o atendente do caixa tomaram qualquer atitude ao meu pedido, eu virei as costas e me fui.
Mas parei na saída, me sentindo muito enganada!
Afinal de contas, eles ouviram duas vezes meu pedido pela nota fiscal, me fizeram aguardar, me entregaram um papel fazendo parecer que era o que eu pedira e, ainda por cima, tentaram que eu não visse o papel, tentando colocá-lo na sacola!
É muito triste perceber que a moral das pessoas não está tão fortalecida para pontos relevantes, que podem mudar o nosso país para melhor! E mais triste ainda pensar que muita gente comete os mesmos erros de quem eles mesmos criticam. São tão contraditórios!
Vemos muitos xingando os políticos corruptos e roubam também o valor dos tributos que devem ao governo com o argumento ridículo de que não 'darão' mais dinheiro para os políticos roubarem (roubarão eles próprios primeiro!).
Esse tipo de pensamento afunda uma sociedade, um país.
E ninguém percebe porque seu negócio não dá certo. Com o tempo esse tipo de negócio está fadado a revelar a moral dos donos e ninguém vai querer prestigiá-los.
Gosto de prestigiar empresas que cumprem corretamente com suas obrigações, que já fazem seu plano de negócio de forma ética, sabendo exatamente quais serão suas despesas com os impostos e começam bonito seu trabalho. Esses prosperam!
Lamento por pessoas assim que já começam um negócio pensando apenas no lucro e não assumem suas responsabilidades nem com o cliente e nem com o governo (deixar de emitir nota fiscal é crime na lei).
Por que eu faço questão de pedir a nota fiscal?
Porque se todo mundo fizesse isso, nosso país começaria a mudar.
Pedir a nota fiscal é exigir que parte daquele dinheiro que eu pago retorne para a sociedade em que vive meus filhos.
Pedir a nota fiscal é ensinar meus filhos a assumirem as responsabilidades das ações em suas vidas.
Pedir a nota fiscal é não aceitar como 'normal' as pessoas lucrarem mais em detrimento de melhores escolas para as crianças do meu país.
Pedir a nota fiscal é se importar em mudar a mentalidade das pessoas em relação ao cuidado com o país em que vivem.
Pedir a nota fiscal e recebê-la é fidelizar-se como cliente, é saber que ali todos se importam com você, com seus filhos, com seu país e também em ser honesto.
Ser honesto, pra mim, é um valor muito forte.
Darei uma nova chance àquela loja.
Até porque estão começando. Por mais que tenha 'parecido' que estivessem me enganando, não posso julgá-los, condenando-os.
Voltarei e pedirei a nota fiscal de novo.
O que espero deles?
Tudo é a FORMA de tratar seu cliente!
Eu espero que eles cumpram com sua obrigação de emitir a nota fiscal, que façam o mais rápido possível (para agilizar essa parte também, não apenas a do 'recebimento') e que não façam como a maioria das pessoas com moral deplorável de 'criticar' o cliente por esse exigir algo que só traz benefícios pra sociedade, criticar o cliente por ele pedir algo do seu direito, criticar o cliente por um erro deles, criticar o cliente por ele se importar em mudar o país que vive, criticar o cliente por não ter uma moral como a deles. Quem não assume suas responsabilidades está sempre procurando fora de si culpados por seus próprios erros.
Eu espero voltar e perceber que faltaram a eles apenas proatividade em emitir a nota fiscal pra mim, por inexperiência. Eu espero voltar e ser bem recebida e perceber neles um tipo de agradecimento, perceber que eles querem fazer o negócio funcionar da forma correta, com honestidade e muito trabalho, agradando o cliente, cumprindo as leis. Eu espero fidelizar-me a essa loja caso eu perceba tudo isso. É uma loja com produtos que uso muito na minha cozinha e que costumo trazer de Belo Horizonte. As macadâmias que comprei são pra um arroz de pato. Posso passar a comprar tudo por lá, mas só se... Bem... Eu não preciso repetir, né? Vou aguardar!
0 comments
Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante