Porco é um animal, mãe! Ele não faz carne não!
Eu e Sofia ainda almoçávamos quando meu marido saía pra trabalhar. Foi quando eu olhei pro prato da minha filha e percebi que ela não tinha sequer comido um pedacinho do bife de lombo e perguntei:
_ E a carne, Sofia?
Quando ela respondeu:
_Eu acho que ela é uma carne sargenta...
_Você quer dizer sangrenta? - Perguntei já pensando no fato de ser a primeira vez que Sofia se referia à carne dessa maneira. Mas o que ela escuta, pode saber que assimila, rs.
_É, mãe, sangrenta. - Ela confirmou.
Aí tive que explicar o seguinte:
_Sofie, essa carne não está sangrando, ela é mais rosada mesmo porque é carne de porco.
E aí tive a grande constatação do momento, quando ela disse:
_Mãe! Porco é um animal, ele não faz carninha!
Pensei comigo que nas nossas conversas sobre carninhas, sempre achei que ela sabia que vem do animal. Ao que nessa conversa que continua, acabei descobrindo que sim, ela sabia que vem do animal, mas não sabe ainda que é do animal morto. E isso, pessoalmente, prefiro adiar que ela saiba, pois até eu mesma quando penso que tiveram que matar um boi ou outro animal pra que consumíssemos sua carne, fico sem apetite. Imagino então como vai ser quando ela souber... tomara que quando isso aconteça ela já goste tanto de carne quanto eu gosto, pra aceitar mais fácil.
Então perguntei pra ela:
_E o boi, o que é?
_É um animal também. - Ela disse.
_Igual a vaquinha, né? - Perguntei.
_Não, mãe! A vaquinha faz leite, não faz carninha!
Nesse ponto da conversa, ela já tinha comido um pedacinho da carne do dia e eu perguntei:
_Boa a carninha de porco, né?
_É... mas eu prefiro carninha de boi.
E assim ficamos até as próximas perguntas que surgirem sobre o assunto 'carninha'. Tomara que essas sejam feitas pro papai, rs.
6 comments
Olá Talita........
ResponderExcluirAcompanho o seu blog há algum tempo e me delicio com suas observações, preocupações......... dicas, enfim!
Agora quanto às dúvidas da sua filha, prepare-se... elas só aumentam....e se for como a minha Beatriz, até comerá carne, mas sempre fará campanhas contra. Tomara o pai consiga motivá-la... Beijos!
Olá eu sou vegetaria por escolha eu comia carne quando criança mas não sabia que o animal tinha que morrer.
ResponderExcluirSou muito saudável, fico doença muito raramente não tem problema se sua filhinha no futuro não queira mais comer carne, pq já é provado cientificamente que não faz mal ficar sem comer carne.
Antigamente tinha aquele mito que se não comer carne fica anémico, doente, etc.
Ser vegetariano é defender os animais é uma causa digna, quem sabe sua filha não pode ser uma defensora também, vc vai ter mais um motivo para ser orgulhar dela.
Espero que vc não tenha levado a mal minha opinião.
bjos
Sofia fofa como sempre, mas legal vc não levar esse papo muito a sério pq ainda vai levar um tempinho até ela saber o que realmente é bom pra ela, o meu pequeno com 6, não come queijo pq não é rato, nem cenoura pq não é coelho, daí vai, rsrsrs Bjos
ResponderExcluir@Sueli
ResponderExcluirOi, Sueli... e é isso mesmo, rs. Vida de mãe, Beijos.
@Líllian
ResponderExcluirOi, Lillian,
Quanto a isso, não me preocupo não, mas por enquanto ela tem super escolhas e não gosta de muita coisa. Se ela vier a se tornar vegetariana, vou ter o maior prazer em inventar receitas novas pra ela. E obrigada pelo comentário, enriqueceu essa postagem, adorei as informações.
Beijos,
Talita.
@Liliane Pimenta
ResponderExcluirAdorei isso, Liliane... acho que minha filha também não é rato nem coelho. Beijos.
Temos o poder de escolher fazer com amor, todo dia! Por favor, entre em contato comigo através do canal YouTube.com/@talitacavalcante